TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futebol

Projeto de pesquisa: Futebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.461 Palavras (14 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

O trabalho falará sobre o cenário econômico do futebol europeu e em especial, do Real Madrid, clube que possui uma das marcas mais valiosas dentro do esporte. O conteúdo vai mostrar as fontes de renda do clube merengue e de outros clubes europeus. O leste europeu que pouco a pouco, ganha espaço no cenário mundial também será um tema a ser abordado. Por fim, uma pequena entrevista com Léo Bonatini, jovem atacante do Goiás, que tem passagem pela Europa, na Juventus-ITA e depois uma entrevista com Alberto Dalva Simão, filho de um ex-presidente do Altetico-MG, que atualmente possui uma empresa de agenciamento de atletas e é gestor esportivo do Tupi de Juiz de Fora.

Real Madrid CF

Histórico

O futebol é o esporte mais popular do mundo. Criado na Inglaterra, esse esporte é sucesso em todos os países do mundo.

No século XX, havia poucos recursos e poucos investimentos dentro dos clubes de futebol. Com o passar dos anos, o esporte foi visto pelas empresas como meio de divulgação e marketing de massa, e dessa forma, iniciou-se um processo de aplicação financeira muito maior dentro dos clubes com maiores investimentos, cotas de TV, patrocínio, investimento em jogadores, salários e qualquer fator relacionado ao meio.

No início do século XXI, isso ficou claro com uma transferência de valor meteórico que o Real Madrid pagou ao seu maior rival, Barcelona, pelo jogador português Luis Figo. Foram 56 milhões de dólares, o que na época era um dinheiro que dificilmente as pessoas teriam ideia de um valor tão alto por um “produto”, que no caso é o jogador de futebol.

O Clube/ Empresa

O espanhol Real Madrid é considerado uma das maiores agremiações esportivas da história de todos os esportes. Conhecido pela política de sempre ter os melhores jogadores do mundo, o clube não mede esforços financeiros para contratar os atletas que deseja. Com muito recurso financeiro e muitas fontes de receita, o Real é um exemplo de um clube/empresa bem sucedido. O gigante da capital espanhola possui um estádio capaz de suportar 85.000 fãs e sua média de público por partida é de 70.000 aproximadamente.

Mosaico feito pela torcida do Real em um jogo que o Santiago Bernabéu alcançou máxima lotação.

Como o clube arrecada dinheiro?

O Real Madrid tem sua marca avaliada em 3,3 bilhões de dólares e tem uma arrecadação anual de 650 milhões de dólares. Não só com bilheteria de jogos o Real Madrid consegue recursos suficientes para seus investimentos milionários. Há uma série de fontes de receitas que possibilitam o clube a ser o que é. Para começar, o Santiago Bernabeu, não é só um estádio de futebol. É um grande centro comercial localizado em um ponto central de Madri e sua forma de administração esta criando um novo conceito para estádios de futebol. De segunda a segunda, o Santiago Bernabeu é uma máquina de dinheiro do Real. Por ano, o clube arrecada cerca de 120 milhões com visitas de turistas, com inúmeros restaurantes que ficam no interior do estádio, aluguel de salas para reunião e para eventos empresariais, centros de comércio e outras atividades. O clube tem um projeto ambicioso de ampliação do Santiago, para o ano de 2016. O atual presidente estuda um investimento no local para mudança de faixada e quer que o estádio não se pareça um estádio. A intenção é elevar o Real Madrid de patamar no quesito arenas esportivas e conseguir mostrar que o seu estádio tem uma atmosfera diferente e superior a outros estádios da Europa. Para completar, o Real Madrid já está certo em vender o nome do seu estádio para algum patrocinador que pague uma quantia a altura do clube e suas intenções. Esse caso já ocorreu na Europa com o Arsenal-ING e com o Borussia Dortmond-ALE, e suas arenas hoje tem nome de Emirates Stadium e Signal Induna Park, respectivamente. A intenção do presidente é aumentar ainda mais a receita do clube mais rico do planeta. Vale ressaltar, que mesmo o estádio sendo uma máquina de dinheiro nos dias que não há jogos, os dias de jogos é que representam a maior fonte de renda do clube. A venda de produtos da marca (camisa, short, meião, caneta, caderno) representam uma grande porcentagem disso também, juntamente com cotas televisivas e patrocínios.

Investimento em atletas

Das 100 contratações mais caras da história, 19 pertencem ao Real Madrid. Indiscutivelmente, o clube é um grande investidor. Foram gastos 2,27 bilhões de reais nos 19 reforços. As duas contratações mais cara do futebol, Bale (1º) e Cristiano Ronaldo (2º), foram contratados por valores que fogem da realidade financeira de qualquer clube de futebol e também da economia mundial. O que explica essa “loucura” feita pelo time merengue, é a política de ter os melhores jogadores para disputar todos os títulos possíveis. Tendo grandes atletas, tento grandes times e conquistando troféus, a equipe fica na mídia e consegue arrecadar dinheiro para sanar os gastos e cada vez mais, expande o seu mercado, pois, o Real Madrid tem fãs pelo mundo inteiro. Com ideia de comprar e ter um grande monopólio, fatalmente, jogadores por simplesmente estarem no elenco principal da equipe, tem seus preços supervalorizados e salários foram de cogitações para uma profissão considerada normal, como alguém do setor de saúde, por exemplo. Prova disso é a ultima renovação do craque Cristiano Ronaldo. Especula-se que seu novo contrato assinado decreta que ele receberá 51,5 milhões de reais por ano, até 2018.

Real Madrid “Galáctico”

Entre os anos de 2003 e 2006, o Real Madrid contou com um grupo de jogadores que para todos os veículos midiáticos e telespectadores, seria invencível. Eram tantos craques juntos que começaram dizer que o time era de outra galáxia. E assim ficaram rotulados os jogadores: os galácticos do Real Madrid. Um time que contava com tantas estrelas, além de ser um sucesso na mídia e para os marketing do clube, em campo deveria impressionar o mesmo tanto, ou mais, pois só haviam craques vencedores. Mas não foi isso que ocorreu. O clube viveu uma seca de títulos nesse período e de forma inexplicável, os galácticos foram para o espaço. Um time que contava com nomes como Roberto Carlos, Ronaldo, Robinho, Figo, Zidane,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com