TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futebol E Mídia

Artigos Científicos: Futebol E Mídia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

COPA DO MUNDO: O BRASIL E OS IMPACTOS DESSE MEGAEVENTO SOB O OLHAR SOCIOLÓGO

FUTEBOL E MÍDIA

Com base nas idéias expostas no texto e pesquisas a ser realizadas, faça as seguintes atividades.

1. Qual o significado da expressão “Indústria de entretenimento”?

O futebol é um esporte que, na atualidade, movimenta cifras monumentais e se transformou num negócio altamente lucrativo. A partir da década de 70, ocorreram diversas mudanças na estrutura do futebol – no Brasil e no mundo. Foi a partir dessa década que o futebol foi transformado num elemento fundamental da “indústria do entretenimento”. O futebol pode ser entendido, desde então, como forças centrípeta e centrífuga, pois atinge os distintos campos sociais e, ao mesmo tempo, se centraliza, no sentido da regionalização. Esse alcance faz dele um veículo ideal de mercadoria.

2. Como podemos afirmar que o mercado invadiu o “espaço” do futebol?

O mercado invadiu os estádios; o campo; a bola; frente e dorso das camisas; uniforme de juízes e auxiliares técnicos; calções e chuteiras. Onde há espaço, há publicidade.

Além da marca visual presente no meio futebolístico, ainda há uma elite de jogadores que se convertem em garotos-propaganda de patrocinadores (fenômeno presente também em outras modalidades). Como ocorre na mídia em geral, atletas são fabricados no mais típico estilo de um produto.

A mídia trabalha com o futebol das mais variadas formas. Os espaços publicitários das partidas transmitidas pela televisão valem milhões, representando cifras significativas, para os meios de comunicação.

3. Observe e constate durante a realização da Copa quais os jogadores que estão sendo utilizados em propagandas, descrevendo como eles (jogadores) enfatizam a compra do produto ou aquisição de serviços e como elas (propagandas) ocorrem.

1º Daniel Alves: Ele está fazendo a propaganda da Adidas ‘Tudo ou Nada’, para a compra dos produtos dessa marca.

Essa propaganda acontece quando Messi (jogador da seleção da Argentina) está sonhando com a Copa e resolve mandar uma mensagem de texto para seu amigo Daniel Alves, perguntando como está a Copa e no mesmo dia Messi chega ao Brasil e é o jogo que Daniel está jogando, e ele acaba fazendo um gol e, com isso manda uma mensagem de texto para Messi dizendo que o “bicho vai pegar” aqui no Brasil, e o comercial acaba com a frase ‘Tudo ou Nada’.

2º Neymar: A Rexona lançou um comercial com a participação de Neymar para promover o futebol nacional. A iniciativa que acontece nas redes sociais da marca com a hashtag “#pelofutebol”, convida o torcedor a fazer mais pelo seu clube do coração, independentemente do momento que o time vive dentro de campo. A campanha faz uma alusão ao desodorante Fanatics, lançado pela marca no fim de 2013.

Os torcedores são convocados a postar fotos e vídeos onde demonstram o quanto amam seu time. Neymar, atacante do Barcelona, irá acompanhar a produção dos fãs com comentários nas melhores performances.

MEGAEVENTOS: CONCEITOS, FASES E POSSÍVEIS RESULTADOS DA SUA REALIZAÇÃO

Com base no texto e pesquisas a ser realizadas, responda as seguintes atividades.

1. De que maneira as cidades que sediam um megaevento como a copa do mundo podem se beneficiar?

• Por se tratar de evento de grande expressão nacional, o Brasil passa a ser mais conhecido por pessoas de vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com