TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física Geral E Experimental II 1 Lei De

Trabalho Universitário: Física Geral E Experimental II 1 Lei De. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo: Foram estudados nesse experimento a 1ª lei de Ôhm que consiste indicar a diferença de potencial (V) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I). Ao submetermos um resistor a uma tensão elétrica “U”, sobre este percorrera uma corrente elétrica “i”.Se ao variarmos “U” ocorrera uma mudança proporcional em “i”, podemos considerar que o resistor é Ôhmico.

1.Introdução:

Foi no começo do século XIX, que Georg Simon Ohm – fisico alemão nascido em 1789, que trabalhou em diversos experimentos envolvendo a eletricidade e, na grande maioria, desenvolvia seus próprios equipamentos, fig. 01 - mostrou experimentalmente que a corrente elétrica, em um condutor, é diretamente proporcional a diferença de potencial V aplicada. E que esta constante de proporcionalidade é a resistência R do material. Deste modo temos:

V = R.I

em que,

*V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em Volts

R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohms.

* I é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampères.

Porém, nem sempre essa lei é válida, dependendo do material usado para fazer o resistor (ou “resistência”). Quando essa lei é verdadeira num determinado material, o resistor em questão denomina-se resistor ôhmico ou linear. Caso contrario, resistor não-ohmico.

2.Materiais e Métodos:

Materias utilizados:

-1 Quadro Eletrônico (protoboard)

-1 Fonte de tensão.

- 1 Amperímetro.

-1 Lâmpada.

-2 Resistores; sendo um de 100kΩ e outro de 150kΩ.

- Fios de ligação

Instrumentos de medição Lâmpada e Resistores

* Descrição do experimento

Para realizar este experimento foi montado um circuito semelhante ao da fig. 1. Após este procedimento, foi introduzido, entre as conexões a e b, o resistor de 100kΩ, sendo que, sobre ele, foram aplicados 5 valores diferentes de tensão. Feito isso, registrou-se na tabela 1 os valores de tensão e corrente medidos pelo amperímetro e pelo protoboard, respectivamente. O mesmo procedimento foi feito para o resistor de 150k Ω e a lâmpada.Sendo que os valores de tensão e corrente obtidos para esses foram registrados, para o resistor, na tabela 3 e para a lâmpada, na tabela 2.

3- Resultado e análise dos resultados

Lâmpada

Escala: 20

U(V) i(A)

0,5 0,3

1 0,39

1,5 0,44

2 0,46

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com