TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Trabalho Universitário: GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 01: Escolham um produto e um país, dentre os propostos pelos integrantes do grupo, que vocês gostariam de envolver em suas negociações internacionais.

Após discussão entre os integrantes do grupo, o país escolhido para realizar a exportação foi o Japão, e o produto escolhido foi a carne de frango.

O Brasil é líder em exportação da carne de frango, enquanto o Japão é vice-líder em importação do referido produto, perdendo apenas para a Arábia Saudita. Esses dois fatores foram predominantes no momento da escolha do grupo.

Aula-tema 02: Histórico do País Importador

Nome: Japão

Geografia: Localizado no leste da Ásia, o Japão possui uma extensão territorial de 377.947 Km², sua capital é Tóquio e o idioma falado no território é o japonês. Com clima temperado frio no norte e subtropical no sul, o país possui em seu relevo dobramentos modernos em grande parte do território com forte presença de atividades vulcânicas e também presença de planícies litorâneas. Por se tratar de um arquipélago (conjunto de ilhas), o Japão não tem fronteiras terrestres e seus limites geográficos são o Mar do Japão (Oeste), Oceano Pacífico (Leste), Mar das Filipinas (Sul) e Mar de Okhotsk (Norte).

Características culturais: Com população total de 126.434.653, faixa etária entre 15 e 64 anos (64%) e grupos étnicos divididos em Xintoísmo, Budismo e Cristianismo, os habitantes do país possuem alguns costumes como tirar os calçados ao entrar em casa, curvar levemente a cabeça ao cumprimentar alguém, trocar cartões de visita nos encontros profissionais, entre outros.

Dados econômicos como crescimento do PIB, volume das negociações internacionais: Pertencente ao bloco econômico APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), o Japão possui PIB total de 5.960.180 milhões de US$, a moeda utilizada no país é chamada de Iene e os principais setores econômicos são a indústria, a tecnologia e as finanças. Dentre os principais parceiros econômicos estão os Estados Unidos, China, Indonésia, Brasil, Coréia do Sul, Austrália, entre outros. O Japão possui a taxa de desemprego em 4,4 %, saldo na balança comercial com déficit de US$ 64 bilhões e atualmente é a segunda maior economia do mundo.

Principais produtos importados: As importações mais importantes são os produtos alimentícios como a carne de frango, as matérias-primas como o petróleo, e a madeira. Os principais provedores são os Estados Unidos, o Brasil, a China, a Indonésia, a Coréia do Sul, e a Austrália.

Principais produtos exportados: Os principais produtos exportados pelo Japão são automóveis, aparatos eletrônicos e computadores.

Aula tema 4

1. Qual o regime cambial adotado pelo país?

iene japonês

2. Qual a taxa interna de juros que o país escolhido aplica?

Taxa de juros japonesa BoJ (juros de base) é 0,100 %

3. Qual a taxa anual de inflação do país escolhido?

IPC Japão mais recente (números

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com