TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GISLEIDE

Projeto de pesquisa: GISLEIDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.309 Palavras (10 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

LUZIA FERREIRA DOS ANJOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

PRODUÇÃO TEXTUAL

JACOBINA

2014

LUZIA FERREIRA DOS ANJOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

PRODUÇÃO TEXTUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de Ciências e Saúde Mental; Ensino de História e Geografia; Ensino de Matemática; Seminário VII; Estágio Curricular Obrigatório III Ensino Fundamental.

Professoras: Andreia Zômpero; Cyntia Simioni; Keila Tatiana Boni; Lilian Gavioli; Vilze Vidotti.

Tutor eletrônico: Jane Ester da Silva Bazoni

Tutor de sala: Simone Valois Rios Piauhy

JACOBINA

2014

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO 4

2-DESENVOLVIMENTO 5

3-CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

4-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho analisará algumas questões proposta apresentadas ao Curso de Pedagogia daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de Ciências e Saúde Mental; Ensino de História e Geografia; Ensino de Matemática; Seminário VII; Estágio Curricular Obrigatório III Ensino Fundamental com intuito de avaliar o ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza, inserir no contexto escolar proposta ambientais e de sustentabilidade e a importância de o professor proporcionar momentos de discussões sobre os temas ora supracitados,entre outros.

2-DESENVOLVIMENTO

QUESTÕES PROPOSTAS

1(ENADE/2008 – questão adaptada)Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.Considerando os avanços científicos e tecnológicos na sociedade atual, como deve ser a prática pedagógica das disciplinas curriculares para proporcionar o desenvolvimento do senso crítico e da autonomia dos alunos?

RESPOSTA:

Nos dias atuais a tecnologia está presente cada vez mais cedo na vida do ser, seja em forma de brinquedo ou em forma real. Os jovens, as crianças, os adolescentes e adultos estão sendo bombardeados de informações e os profissionais educadores desse século não podem abrir mão de uma educação formal fazendo comparações e mostrando fatos concretos da realidade. Necessita ser estabelecida de forma discorrida em que a colação enriqueça a ação, por meio de prática pedagógica que compreenda e construa um sujeito histórico, inserido em uma realidade dinâmica, articulados à dimensão sociocultural. Nesta nova realidade, devem privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos, mediados pela tecnologia, na qual o professor participa e orienta essa construção e propiciar, além da transmissão sistemática dos conteúdos de ensino, historicamente produzidos e acumulados, assegurar que os alunos se apropriem desses conteúdos de forma ativa, para que possam reelaborar esses conhecimentos e, com isso, obter um senso crítico mais concreto, embasado na compreensão científica e tecnológica da realidade social e política na qual vive.

2 (ENADE/2008 – questão adaptada) Uma Escola Estadual desenvolveu, no âmbito de seu planejamento curricular, um projeto de preservação do meio ambiente junto á comunidade, em parceria com uma organização não governamental (ONG). O projeto se referia à coleta seletiva e tratamento de lixo e teve efeitos tanto no aspecto geral da escola quanto no bairro.Sabemos que a Educação Ambiental deve ser tratada em todas as fases de escolaridade. Assim, elabore uma proposta para inserção interdisciplinar da Educação Ambiental no currículo escolar.

RESPOSTA:

Sendo a educação ambiental um processo de formação e informação, é importante que suas propostas estejam articuladas ao projeto educativo da escola, e contextualizadas na realidade escolar, considerando-se os elementos fundamentais envolvidos no processo, tais como: a análise da natureza dos conhecimentos que estão sendo veiculados pelos projetos, tanto no que diz respeito aos conhecimentos relacionados com os dinâmicos processos naturais, quanto aos referentes às interações estabelecidas entre homem e natureza; os valores éticos e estéticos presentes nas propostas educativas no sentido de construção de novos padrões de relação com o meio natural; o tratamento dado à questão dos aspectos relacionados com a participação política na busca de soluções para os problemas ambientais, no sentido de construção da cidadania.

Portanto, o trabalho com tema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com