TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRUA

Artigo: GRUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Artigo  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

Guindaste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

NoFonti.svg

Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2012).

Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.

Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Guindastes nos subúrbios de Paris, França.

O guindaste (também chamado de grua e, nos navios pau de carga) é um equipamento utilizado para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados, assim como, a ponte rolante usando o princípio da física no qual uma ou mais máquinas simples criam vantagem mecânica para mover cargas além da capacidade humana. 1 São comumente empregados nas indústrias, terminais portuários e aeroportuários, aonde exige-se grande mobilidade no manuseio de cargas e transporte de uma fonte primária a embarcação, trem ou elemento de transporte primário ou mesmo avião para uma fonte secundária um veículo de transportes ou depósitos local. Pode descarregar e carregar contâiners, organizar material pesados em grandes depósitos, movimentação de cargas pesadas na construção civil e as conhecidas pontes rolantes ou guindastes móvel muito utilizados nas indústrias de laminação e motores pesados. 1 2

Índice [esconder]

1 História

2 Variantes

2.1 Grua

2.2 Pinça ou multiangular

2.3 Pórticos

2.4 Grua florestal

2.5 TruckCrane, Guindauto, Rodoviário ou Munck

3 Referências

4 Ligações externas

História[editar | editar código-fonte]

Greco-Roman Trispastos ("Three-pulley-crane"), um dos primeiros guindastes (150 kg de peso)

Os primeiros guindastes foram inventados na Idade Antiga pelos gregos e eram movidos por homens e/ou animais de carga (como os burros). Esses guindastes eram usados para construção de carros e prédios. Guindastes maiores foram desenvolvidos posteriormente usando engrenagens movidas por tração humana, permitindo a elevação de cargas mais pesadas.

Na Alta Idade Média, guindastes portuários foram introduzidos para carregamentos, descarregamentos e construções de embarcações - alguns eram construídos sobre torres de pedra para estabilidade e capacidade extras. Os primeiros guindastes eram feitos de madeira, mas com a Revolução Industrial, passaram a ser produzidos com ferro fundido e aço. Atualmente o guindaste é constituído normalmente por uma torre equipada com cabos e roldanas que é usada para levantar e baixar materiais.

Na construção civil, os guindastes são estruturas temporárias fixadas ao chão ou montadas num veículo especialmente concebido, normalmente ao lado da edificação, usado para elevar cargas pesadas aos andares superiores.

Os guindastes podem ser operados com cabine aonde há um controlador ou operador, por uma pequena unidade de controle que pode comunicar via rádio, por infravermelhos ou ligada por cabo.

Variantes[editar | editar código-fonte]

Entre os mais variados tipos de guindastes podemos citar:

Grua[editar | editar código-fonte]

Grua utilizada na construção do Eldorado Business Tower, em São Paulo, Brasil.

Grua utilizada na construção de uma edificação.

Guindaste danificado no estaleiro Briclog, antiga Ishikawajima do Brasil (desmontado em março de 2011) - Ishibras.

Também chamada de guindaste universal de torre, é um equipamento desenvolvido para auxiliar no transporte de cargas, tanto na horizontal como na vertical, tendo sido criada bem antes da 2ª.Guerra Mundial na Europa foi mantida a sua concepção inicial sem grandes alterações até os dias de hoje. Desta forma podemos dizer que é um equipamento de grande durabilidade e versatilidade, tendo manutenção adequada, poderá ser utilizado por várias décadas. Ela é uma estrutura metálica de grande porte, pode ter altura de trabalho de 10 metros até 150 metros ou mais. A grande evolução ocorrida com as Gruas atualmente, ocorreu a partir de 1997, quando houve a inserção junto ao sistema de comando dos motores elétricos convencionais existentes, o sistema eletrônico de variador de freqüência ou conversor de torque, fazendo com que a Grua trabalhe mais suavemente, com arranque menos brusco acarretando menores manutenções e menor desgaste, inclusive com maior economia no consumo de energia elétrica.

Elementos básicos uma grua ( Serve para qualquer tipo de guindaste)

Iniciando pela extremidade inferior da Grua;

Truques de Translação (Grua móvel).

Carro Base ( móvel ou fixo ) e Base Fixa.

Peso de Base.

Elemento de Pore ( Base ).

Mãos de parvos ou do presidente.

Elemento de Torre ( Interno ou Externo ).

Gaiola de Telescopagem.

Porta Rolamento.

Elemento Cabine.

Cabine.

Ponta da Torre.

Contra-Lança.

Tirantes da Basuca-Lança.

Contra peso de Contra-Lança.

Lança.

Tirantes da Lança.

Carrinho da Lança.

Moitão de Carga.

Sistema Operacional.

Limites de Segurança.

Pinça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com