TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geodesia

Pesquisas Acadêmicas: Geodesia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

 GEODÉSIA APLICADA À CARTOGRAFIA BÁSICA PARA ENGENHARIA CIVIL

TECNOLOGIAS PARA A ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE

DOCUMENTOS CARTOGRÁFICOS

• Tipos de Mapas

Os mapas, de acordo com seus objetivos e finalidades, podem ser divididos em três tipos: mapas gerais, especiais e temáticos.

• Exemplos de mapa:

Mapas Geomorfológicos - Em um mapa geomorfológico, a geomorfologia deve explicar as formas de relevo, apontar suas origens e determinar como essas formas evoluem sob a influência exercida pelos processos morfogenéticos.

Mapas Geológicos - Os mapas geológicos devem representar, sobre uma base cartográfica apropriada, a distribuição geográfica das unidades litológicas, sua natureza, idade e estrutura das rochas, bem como as jazidas e recursos minerais, quando se fizer necessário.

Mapas Geotécnicos - O mapa geotécnico é um documento complexo que integra um certo número de dados do solo e do subsolo de uma região, sintetizando-os e interpretando-os, prevendo possíveis respostas a intervenção humana, pois o meio físicoalém de suas potencialidades, também tem suas limitações.

Mapa dos Recursos Minerais - Esse mapa pode ser construído com uma legenda que possibilite a rápida apreensão e fácil memorização da imagem que a localização de cada recurso mineral constrói, associa-se um símbolo a cada ocorrência.

Mapa de Vegetação - O mapa de vegetação pode ser feito com uma legenda que possibilita a rápida apreensão da localização de cada ocorrência. A leitura e a interpretação do mapa de vegetação podem-nos encaminhar a vários tipos de níveis de questões. Num primeiro momento podemos nos interessar em averiguar se há grande homogeneidade ou, ao contrário, se persiste muita diversidade.

Mapas Urbanos - Os mapas urbanos normalmente são apresentados na projeção retangular, mas os meridianos e paralelos raramente são representados. É comum, entretanto, haver um sistema de quadrículas numeradas e letradas nos lados, de tal forma que cada rua ou construção possa ser determinada por suas coordenadas.

Mapas Cadastrais - Os mapas cadastrais distinguem-se dos mapas temáticos no sentido de que cada elemento é considerado como um objeto geográfico, possuindo atributos e podendo estar associado a várias representações gráficas.

Mapas Econômicos - Os mapas econômicos dizem respeito à produção, aos transportes e à distribuição dos bens de consumo.

Mapas Climáticos - Os mapas climáticos apresentam a média pluviométrica, temperatura, pressão, vento, nebulosidade, evaporação. São importantes, especialmente quando associados a produção e áreas de risco.

Mapas Zoogeográficos - São mapas que procuram representar a distribuição dos animais.

Mapa de Localidade - Um mapa de localidade mostra não só os contornos da área em questão com relação a regiões maiores, geralmente conhecidas, mas também como a área se ajusta dentro das principais rodovias, e como é relacionada às bacias fluviais e divisões fisiográficas de uma área maior.

Mapa Político ou Geral - Em um estudo de grandes áreas, necessitamos de um mapa que mostre as fronteiras políticas, distritos, cidades, municípios, estados, parques estaduais e federais, etc.

Mapa de Erosão e Solo - Poucos estudos geográficos são completos sem um mapa do solo e desenhos de seus vários perfis.

Mapas de Recreação - Atualmente a recreação é uma das maiores indústrias do mundo e, os mapas de localização de parques, lugares públicos, refúgios, praias, pistas de corridas e lugares de encenação e interesses históricos são muito úteis.

Mapas de Condições Sociais - Mapas com a distribuição de renda, condições de saúde, mortalidade, raças, religiões, educação, recreação e divertimento são importantes em estudos regionais.

Mapas de uso da terra - Com algum conhecimento de geografia pode-se aprender muito sobre a vida dos povos, pelos mapas. A utilização da terra depende do relevo, clima, solo, recursos, fatores políticos, sociais e econômicos.

Mapas Topográficos - Uma representação topográfica ou do relevo pode ser expressa principalmente por três diferentes processos: o hipsométrico, o das hachuras e o das curvas de nível.

TECNOLOGIAS PARA A ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS CARTOGRÁFICOS

A falta de mapeamento no Brasil, principalmente em grandes escalas, é grave pelo fato de a maior parte encontrar-se desatualizado, deixando que a sua utilização não alcance os objetivos elaborados.

A produção de mapas, assim como atualização cartográfica evoluíram gradativamente com a ajuda de novos processos tecnológicos, principalmente na área da informática com o mapeamento digital, a utilização de Sistemas de Posicionamento Global (GPS), tratamento digital de imagens e Sistemas de Informação Geográfica (SIG'S).

• Levantamentos de Campo

É um conjunto de atividades que visam, através de medições de campo, determinar posições relativas de pontos sobre a superfície terrestre. Sendo assim, permitem representação de porções da superfície com seus acidentes naturais e artificiais, complementações e atualizações de mapeamentos existentes, localização de pontos, coleta 49 de dados, como apoio a projetos de engenharia, estudos geológicos, hidrológicos, de vegetação, uso da terra, etc. Dentre os tipos de levantamento de campo, podemos destacar os levantamentos topográficos.

• Sensoriamento Remoto

Sensoriamento remoto pode ser definido, de uma maneira ampla, como a forma de obter informações de um objeto ou alvo, sem que haja contato físico com o mesmo. As informações são obtidas utilizando-se a radiação eletromagnética refletida e/ou emitida pelos alvos, geradas por fontes naturais como o Sol e a Terra, ou por fontes artificiais como por exemplo o Radar.

Um sistema sensor é feito basicamente por um coletor, que pode ser uma lente, espelho ou antena e um sistema de registro, que pode ser um detector ou filme. Os sistemas sensores utilizados na aquisição e registro de informações de alvos podem ser classificados segundo a resolução espacial (imageadores e não-imageadores), segundo a fonte de radiação (ativos e passivos) e segundo o sistema de registro (fotográficos e não-fotográficos).

Sensores Imageadores – são os sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com