TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciando aulas

Resenha: Gerenciando aulas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão da sala de aula

O professor é responsável pelo comportamento, sentimento e emoção expostos em sala de aula? Com toda certeza, não! Porém, é responsabilidade dele conhecer, e prever tais acontecimentos. O professor tem que organizar, conhecer, prever, planejar, e antecipar tudo aquilo que ele tem proposto para a aula. Porém mesmo ele se planejando, conhecendo seus alunos, prevendo acontecimentos, tais como brigas entre os alunos, ou dificuldade de aprendizagem, o professor tem que sair dessas situações facilmente, sem problemas.

Mas como se organizar de tal maneira? "Ter uma boa gestão da sala de aula ajuda a contornar problemas desse tipo. O professor tem de dar conta do previsto, lidar com o inesperado e administrar a rotina para que todos aprendam", diz Rosaura Soligo, coordenadora de projetos do Instituto Abaporu de Educação e Cultura, em Salvador.

Então, conhecer bem a sua turma é um passo fundamental, assim você consegue dar conta do que tem planejado e até consegue prever alguns imprevistos. Se você já conhece bem a sua turma, você ira se planejar a partir do que você já conhece seus alunos; por exemplo, se será uma aula fora do ambiente da sala de aula, será na quadra, você já tem a noção de que mais da metade da sala é muito agitada, e dificilmente eles vão conseguir prestar atenção em você, por isso você terá que ter estratégias que consigam chamar a atenção deles para aquilo que você quer que eles aprendam.

Outra situação também que pode ser antecipada, é quando os alunos não entendem a proposta, ou as orientações que o professor passou. Nesse caso é bom usar diversos exemplos, e explicar de diversas maneiras e diversas vezes. Circular pela sala, e passar de mesa em mesa também ajuda, assim o professor fica ciente se alunos realmente entenderam a proposta. Conversar com os professores anteriores e até os atuais, se tiverem, também ajuda na organização da sala, e no planejamento. Isso ajuda a evitar os imprevistos.

Então, já que reparamos que imprevistos são inevitáveis, o correto ao professor fazer é se planejar, procurar não parecer “evidente” diante de tais situações, uma boa aula precisa de uma boa antecipação, de um bom planejamento, e é claro que uma boa aula sempre tem uma situação inesperada!

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »