TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestat

Tese: Gestat. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Tese  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 7

O que é Networking?

Em poucas palavras networking pode ser descrito como “fazer e manter contatos com pessoas”. Networking significa desenvolver relacionamentos benéficos – não apenas para você, mas para outros também. O verdadeiro networking se baseia em relacionamentos honestos e autênticos, em que há suporte e ajuda mutua. Seu networking pode ser inicialmente constituído de um pequeno numero de pessoas, mas você pode continuar buscando meios para amplia-lo, independente de sua situação de trabalho.

A importância do networking para seu sucesso profissional vai muito além do fato de essa ser atualmente a estratégia responsável pela maior parte das contratações pelas empresas. Você sabia que 80% das ofertas de emprego nem chegam a ser formalmente anunciadas? Elas são preenchidas através de indicações. Com a atual situação da economia e do mercado de trabalho, existem mais razoes do que nunca para construir e fortalecer seu networking.

Para algumas pessoas, iniciar um networking poder parecer difícil e atemorizante, mas o processo é muito mais simples e indolor do que parece.

Enfim podemos afirmar que Networking é uma rede de contatos, ou seja, é uma espécie de parceria onde as pessoas que fazem parte deste círculo de contatos trocam informações, influencia e aprendizado profissional, e se ajudam mutuamente em ocasiões como: indicação para um novo emprego ou realização de um negócio. Construir uma rede de relacionamento é tão importante que já estão surgindo no mercado às agências de networking. Elas fazem agendamento de happy hour para executivos que querem ampliar sua rede de contatos.

Networking é uma forma moderna de ser fazer um negocio. Quando estamos interessados em manter contatos com pessoas que não conhecemos procuramos ajuda de pessoas conhecidas e nas quais confiamos. Se estes conhecem alguém que possa nos interessar darão referencias nossas e facilitarão nosso encontro.

O Networking é utilizado para vários fins: Busca de oportunidades para nosso negocio, formação de alianças, e etc.

Por Onde Começar?

Primeiramente, tenha preparado o que é conhecido em inglês como “discurso de elevador”. O nome já indica que se trata de algumas frases bem escolhidas, capazes de constar sua historia profissional no tempo que um elevador levaria para ir do primeiro ao ultimo andar d um edifício. Ou seja, algo em torno de 30 a 90 segundos, dependendo da situação.

O discurso de elevador é útil em varias situações e você dever ter um pronto para ser usado em qualquer hora e em qualquer lugar. Ele pode ser informal em uma conversa individual ou um pouco mais elaborado quando você estiver se apresentando a um grupo. Resista a tentação de exagerar, pois não confunda isso com um currículo. Ele não deve ser uma lista com títulos e posições de trabalho, seja direito e conciso, mais crie um “algo á mais” aquele que deixe seu ouvinte, mais interessado ao saber tudo sobre você. E se caso a situação permitir, esteja preparado para solicitar um cartão de visita ou propor uma entrevista.

Se houver o caso de estar empregado, procure deixar o seu cartão de visita bem corporativo, mas se no caso esta desempregado opta pelos cartões de visita com apenas seu nome, endereço, email e seus outros dados para contato. E claro já falando em email nunca faça seu email como Exemplo: Luizão33@... Ou stmg23989@... Sob seu nome coloque algo como “Consultor” ou também como sua ocupação de emprego exemplo: “Gerente Financeiro” de seu contato para todos que se interessar pelo seu trabalho.

Construindo seu Networking

Faça uma lista com o nome dos colegas de trabalho, em todas as empresas que já atuou. Pense não apenas em seus pares, mas também nas pessoas ás qual você se reportou e naquelas que se reportaram a você.

Inclua também em sua lista as pessoas com as quais teve contato profissional como: Clientes, fornecedores, pessoas que ocupam posição similar em outras empresas, colegas de associações relacionadas á sua rede de atividades.

Aumente sua lista pedindo para seus familiares, colegas que sempre que surgi uma vaga em uma empresa que trabalha ou conhece que indique seu contato aos próprios funcionários para que possa preencher a vaga.

Complete sua lista com profissionais que prestam trabalhos á você como seu médico, professor, dentista, arquiteto, vizinho e ate seu próprio contador. Pois quanto mais diversificado, maiores oportunidades você terá.

Por fim não considere que sua lista de contatos esteja concluída, ao conhecer pessoas diferentes já se considera um processo rico e gratificante, e deve adotar como parte do seu dia a dia. Envolva-se com novas atividades, independente de quaisquer oportunidades de trabalho, sua vida ficará muito mais interessante, acredite.

Redução de Custo e Tempo.

Networking reduz custos e tempo de contratação dos profissionais. CIOS contam como uma boa rede de contatos foi importante para montar as equipes, e principalmente, evitar perdas com a escolha de pessoas erradas. No entanto, para os analistas das empresas, que são especializadas em recrutamentos e seleção, chegaram á uma conclusão que os relacionamentos interpessoais no networking esta facilitando bastante na hora de realizar as contratações.

O Analista explica que contratar alguém indica por um integrante da empresa é mais confiável e os benefícios são bem melhores para trabalhar. Além disso, contratar alguém que conhecemos reduz os custos e os ricos de um processo seletivo com desfecho equivocado.

em uma experiência profissional, um analista conta que por meio de um telefonema feito a partir de sua agenda de contatos, foi feito um processo seletivo com 75% dos seus colegas, vizinhos e etc.

Benefícios e Vantagens do Networking

Recentemente, houve a redescoberta do valor dos nossos relacionamentos para a vida e a carreira.

Daí surgiu a expressão networking (net = rede -+- work=- trabalho). A utilidade e o valor de uma rede bem construída e adequadamente mantida, do ponto de vista de quem a pratica, são:

ter companhia;

ter informações;

ter ensinamentos;

ter ajuda;

ter acesso a oportunidades;

pertencer a grupos;

fazer amizades;

aumentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com