TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Equipes

Dissertações: Gestão De Equipes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

Má gestão em três cores

As lições de liderança que você pode aprender com o péssimo exemplo da seleção francesa na Copa da África do Sul

Ana Paula Kuntz

Eles são profissionais talentosos, bem remunerados e reconhecidos na área em que atuam. Ocupam alguns dos melhores "cargos" em seu mercado. São veteranos nos cargos que ocupam.

Os jogadores da seleção francesa de futebol, com todas essas qualificações, deveriam ter chegado como favoritos à conquista da Copa do Mundo da África do Sul. Mas, antes mesmo do torneio começar, já havia a expectativa de que a campanha francesa fosse um fiasco.

Desunião entre os jogadores, panelinhas, um técnico demitido dias antes do início da Copa. A campanha foi fraquíssima. Empate de zero a zero com o Uruguai, derrota para o México e para a anfitriã, África do Sul. O atacante Nicolas Anelka discutiu com o treinador Raymond Domenech e foi demitido. O preparador físico Robert Duverne bateu boca com o capitão do time, Patrice Evra, e saiu por conta própria. Os jogadores organizaram um motim.

A França voltou para casa carregando na bagagem um dos maiores vexames que o futebol já viu.

Que lições de gestão podem ser tiradas desse episódio?

a) Cite exemplos de um clima organizacional prejudicado presentes no texto.

R: Em um clima ruim as pessoas agem com descrença e revolta, fazendo apenas o necessário para se manterem no emprego, aumenta os índices de absenteísmo e rotatividade, gera intriga, fofoca e queda na produtividade. Vimos isso presente pois a expectativa na campanha da seleção já estava sem motivação, o grupo desunido, desarmônico, contendas entre jogador e treinador dentre outros aspectos já citados.

b) A responsabilidade sobre um clima organizacional ruim entre a equipe é do treinador? Dos jogadores? Justifique.

R: Acreditamos que seria da organização como um todo, deve-se primeiramente entender o que ocorre neste ambiente; para isso, alguns fatores importantes devem ser compreendidos segundo Teixeira (2002); compreensão do que as pessoas querem criação de um barômetro de sentimentos – para captar as emoções das pessoas. Através de diálogos, fóruns de discussão, manutenção da coerência dos valores, políticas e práticas da organização com as ações administrativas, as decisões e comportamento dos dirigentes, admissão da realidade inevitável, lidar com as mudanças culturais, equilíbrio nas relações entre os superiores e subordinados.

c) Mudanças no elenco seriam positivas ao time? Comente.

R: Se depois de uma análise de clima e feita as modificações no proceder, na gerência - como agir – ainda assim a irredutibilidade e não cooperação predominasse seria uma boa ação a troca do elenco.

d) Porque a repressão das críticas efetuadas pelo treinador Raymond Domenech surte efeitos piores na equipe no longo prazo?

R: Se os membros da equipe não se sentem a vontade e sim desmotivados nem mesmo respeitadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com