TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Estoque

Monografias: Gestão De Estoque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  5.226 Palavras (21 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 21

CAPITULO I

INTRODUÇÃO

1. INTRODUÇÃO

Desde os primeiros modelos de comércio da antiguidade, quando ainda era utilizado o escambo como forma de comprar e vender, até a atualidade, o objetivo prioritário de todo o comerciante é obter lucro e ganhar vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Para tanto, ao passar dos séculos, novas formas de comércio foram surgindo e aprimorando, assim como aparecem diversos modelos e formas de administrar as organizações.

Palominio e Carli (2008) ressaltam que a grande concorrência presente no mercado atual faz com que as empresas busquem todas as possíveis vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Dessa forma, os estoques, por representarem um significativo investimento de capital, devem ser tratados como um fator potencial de geração de negócios e lucros. Desse modo, é natural identificar a otimização de estoques entre as principais metas a serem alcançadas por gerentes de produção.

Para Martins (2005) o gerenciamento de estoque é motivo de grande preocupação para os gerentes, administradores, engenheiros e de todas as pessoas envolvidas na produção, tanto diretamente quanto indiretamente.

Segundo Slack (1999) os estoques são acumulações de materiais, que já foram processados ou não, em um sistema de transformação. Essa acumulação é necessária visto que não são harmoniosas a demanda e a capacidade de fornecimento.

Analisando o ambiente da manutenção predial, os setores de compras e gestão de estoques são responsáveis por uma ligação vital entre a empresa e seus fornecedores. Assim, é necessária a compreensão tanto das necessidades de todos os processos da empresa como das características de fornecimento de suas fontes de suprimentos, para que sejam obtidos resultados eficazes, (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2002).

Dado um breve referencial teórico acima, a monografia é um estudo de caso de administração de material, especificamente de análise de estoques de materiais em uma empresa de manutenção predial de Salvador-Ba com filial aqui em Brasília-DF.

O Trabalho será organizado em quatro capítulos para um melhor entendimento do seu conteúdo. O primeiro contempla a introdução do assunto, incluindo o tema, formulação do problema, objetivo geral, objetivo específico, justificativa e metodologia. O segundo traz a revisão da bibliografia, onde são revisados os conceitos importantes para o entendimento do assunto tratado. O terceiro é abordado o estudo de caso. Por fim, o quarto capítulo finaliza com a conclusão e bibliografia. Porém nesse trabalho especificamente abordaremos apenas os capítulos um, dois e uma parte do quarto que compõe o pré-projeto.

1.1 TEMA

É de extrema importância em uma organização a Administração de Materiais, pois se não houver uma administração de estoques eficiente, poderá haver excesso de produtos, ocasionando falta de materiais ou recursos financeiros parados.

Dentro da organização as possíveis variáveis da Gestão de Estoques podem afetar direta ou indiretamente. É necessário fazer a gestão das tarefas diariamente, ou seja, a pessoa responsável dentro dessa organização fica encarregada de controlar as possíveis necessidades dos clientes, a reposição do estoque e assim a saída desse determinado produto.

Segundo Dias (1997) a função da administração de estoques é maximizar o ajuste do planejamento da produção e o efeito lubrificante no feedback de vendas. Paralelamente, a gestão deve minimizar o capital investido, pois ele aumenta continuamente e é caro, uma vez que o custo financeiro aumenta. É impossível uma empresa trabalhar sem estoque, pois ele funciona como amortecedor entre vários estágios da produção até a venda final do produto.

1.2 FORMULÇÃO DO PROBLEMA

A gestão de estoques, quando presentes no dia a dia das empresas, permite importantes ganhos, como eficiência, redução de custos e falhas, rapidez, confiabilidade e capacidade de rastreamento.

Quando existe uma administração boa do estoque, permite que o estoquista diminua seu tempo na dedicação de trabalhos administrativos, poupa espaço de armazenamento, aumenta a produtividade pessoal, ajuda no bom desempenho das equipes que realizaram os serviços, fazendo com que as mesma entregue o serviço no prazo.

Com isso, indaga-se, como é realizado o controle de estoque adotado por uma empresa de manutenção predial no Distrito Federal?

1.3 OBJETIVO GERAL

Fazer uma análise de estoques de itens de civil, elétrica, hidráulica, telefonia, ar condicionado, comunicação, rede e dados em uma empresa de manutenção predial de Brasília.

1.4 OBJETIVO ESPECÍFICO

 Identificar os tipos de materiais mantidos pela empresa;

 Aplicar os modelos matemáticos de controle de estoque;

 Coletar informações sobre o método utilizado em seu controle.

1.5 HIPÓTESE

De acordo com estudos e observações, hipóteses são afirmações que serão testadas através de análise de evidencia dos dados empíricos, representando uma antecipação dos fatos.

Dessa forma, visando observar como é feito o controle de estoque de materiais de civil, elétrica, hidráulica, telefonia, ar condicionado, comunicação, rede e dados em uma empresa de manutenção predial de Brasília, a pesquisa poderá identificar a seguinte hipótese:

 Se a empresa está realizando um controle de estoque adequado de acordo com as ferramentas matemáticas de gestão.

1.6 JUSTIFICATIVA

Diante das dificuldades e necessidades para seguir o mercado, atendendo aquilo que o cliente procura na hora da contratação do serviço, torna-se essencial a criação de um método que trabalha em função da previsão de demanda. Utilizando ferramenta de controle como curva ABC e a política de estoques, é possível atuar fortemente na administração de materiais.

Enfrentando a necessidade de melhor avaliação nos investimentos e segurança na tomada de decisões, uma empresa de manutenção predial de Brasília resolve aderir à pesquisa, pois sabe que um dos principais custos da organização é o estoque.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com