TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Estoques

Artigo: Gestão De Estoques. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  5.359 Palavras (22 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 22

“Gestão de Estoques”

GESTÃO DE ESTOQUES

Trata-se do planejamento do estoque, seu controle e sua retroalimentação sobre o planejamento.

O planejamento consiste na determinação dos valores que o estoque terá com o correr do tempo, bem como na determinação das datas de entrada e saída dos materiais do estoque e na determinação dos pontos de pedido de material.O controle consiste no registro dos dados reais,correspondentes aos planejados mencionados.A retroalimentação é a comparação dos dados de controle com os dados do planejamento,a fim de constatar seus desvios e determinar suas causas.Quando for o caso a empresa deve corrigir o plano para torná-lo mais realista,fazendo com que o planejamento e o controle sejam cada vez mais coincidentes.

De acordo com Slack(1997), o conceito de gestão de estoque originou-se na função de compras em empresas que compreenderam a importância de integrar o fluxo de materiais e suas funções de suporte,tanto por meio do negócio,como por meio do fornecimento aos clientes imediatos.Isso inclui :A função de compras, de acompanhamento,gestão de armazenagem,planejamento e controle de produção e gestão de distribuição física.

As organizações agora exigem estratégias mais proativas porque passam a ser baseadas nas necessidades dos clientes.Para compreender totalmente o papel dos estoques na gestão da Logística, é necessário que seja examinado dentro do contexto de todo o negócio.É parte das atividades de planejamento empresarial.

Os diversos tipos de estoques existentes em uma indústria manufatureira, normalmente são:

-Matéria-prima:Requer processamento para ser transformada posteriormente em um produto acabado.Sua utilização é proporcional ap volume de produção.

-Produtos em processo:São materiais que estão em diferentes etapas do processo de fabricação.Abrange todos os materiais em que a empresa executou alguma espécie de processamento ou transformação,mas que ainda não se encontram na forma acabada para a venda.

1

-Materiais de embalagem: São as caixas para embalar produtos, recipientes, rótulos, etc.

-Produto acabado: São os produtos finais de fabricação,prontos para a venda.

-Suprimentos:Inclui uma variedade de itens que não os regularmente consumidos na operação fabril.Podem ser os itens para a manutenção de equipamentos, da instalação predial, etc.

Controle de estoques

De acordo com o autor, Hong Yuh Ching(2007), a visão tradicional é de que os produtos devem ser mantidos em estoque por diversas razões.Seja para acomodar variação nas demandas,seja para produzir lotes econômicos em volumes substancialmente superiores ao necessário,seja para não perder vendas.

No entanto, essa visão acarreta para as empresas:

-Custos mais altos de manutenção de estoques

-Imobilização de capital de giro

-Risco do inventário tornar-se obsoleto ou deteriorar-se

-custos com seguro

O controle de estoque exerce influência muito grande na rentabilidade da empresa.

Os estoques absorvem capital que poderia estar sendo investido de outras maneiras, desviam fundos de outros usos potenciais e têm o mesmo custo de capital que qualquer outro projeto de investimento da empresa.

Aumentar a rotatividade do estoque libera ativo e economiza o custo de manutenção do inventário.

Necessidade de um sistema de estocagem:

-As empresas necessitam realmente da estocagem e do manuseio de materiais como parte de seu sistema Logístico?

Se a demanda para produtos de uma empresa fosso realmente conhecida com certeza e os produtos pudessem ser fornecidos imediatamente para satisfazê-la, teoricamente a estocagem não seria necessária,uma vez que nenhum estoque seria mantido.

Entretanto,não é prático nem econômico administrar uma empresa desta maneira,uma vez que,em geral, a demanda não pode ser prevista com exatidão.

2

Para conseguir a coordenação perfeita entre o fornecimento e a demanda, a produção teria que responder instantaneamente e o transporte teria que ser perfeitamente confiável com prazo de entrega zero.Isto não está disponível para uma empresa a custos razoáveis.

Consequentemente as empresas usam estoques para melhorar a coordenação de oferta-procura e reduzir os custos totais.

Sendo assim, a manutenção de estoques produz a necessidade de armazenagem e consequentemente, do manuseio de materiais.A estocagem transforma-se mais em uma conveniência econômica do que em uma necessidade.

Uma empresa usa o espaço de estocagem por quatro razões básicas:

1-Para reduzir custos de transporte e de produção

2-`Para coordenar oferta e demanda

3-Para auxiliar no processo de produção

4-Para ajudar no processo de marketing

Obs: O marketing está frequentemente preocupado com o quão prontamente um produto está disponível no mercado.Isto é, armazenando um produto próximo aos clientes, o tempo de entrega,em geral,pode ser reduzido ou o suprimento pode ser prontamente disponibilizado.Este serviço ao cliente melhorado com uma entrega mais rápida pode aumentar as vendas.

Exemplos práticos:

1-As companhias de alimento que produzem legumes e frutas enlatados são forçadas a acumular a produção com a finalidade de suprir o mercado durante o período da entressafra.

2-As empresas que devem fornecer um produto ou um serviço para uma demanda incerta e sazonal tipicamente produzem em um nível constante durante todo o ano a fim de minimizar os custos da produção e acumular estoques necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com