TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negócios Internacionais

Trabalho Universitário: Gestão De Negócios Internacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  8.198 Palavras (33 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 33

ADMINISTRAÇÃO 5° SEMESTRE

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROFESSOR EAD: MONICA SATOLANI

TUTOR À DISTÂNCIA: ANGELA MARIA FRATA

INTRODUÇÃO

O comércio em mercados estrangeiros , já existia desde a antiguidade e em uma versão mais contemporânea o próprio período conhecido como “mercantilismo”, termo criado por Adams Smith em 1776 que retrata o conjunto de práticas econômicas desenvolvidas na Europa entre o séc. XV e XVIII. Atualmente, a partir da nova estrutura sócio-econômica conhecida como “Globalização”, verifica-se o aumento da competição entre empresas e mesmo países onde se requer cada vez mais, que as organizações estejam preparadas para atuarem em um mercado que demanda por: aumento da produtividade, conquista de mercados mais sólidos, e agregação de valor aos produtos, como forma de perpetuação frente a este mercado tão disputado.

Para as empresas nacionais que buscam a internacionalização, além dos desafios naturais que uma empresa enfrenta neste processo, as organizações brasileiras precisam construir uma imagem positiva do produto no exterior. O processo de internacionalização de uma empresa traz muitas vantagens, entre elas o crescimento da competitividade, ampliação e diversificação de mercado, dentre outras.

ETAPA 1-PASSO 1 EMPRESA COM ATUAÇÃO INTERNACIONAL

1)Empresa escolhida pelo grupo:Natura Cosméticos S.A

2)Ramo de atividade :Produto atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria.

Os produtos comercializados possuem potencial de comercialização no exterior,por tratarem-se de uma linha completa de produtos de higiene e beleza, inspirados no uso tradicional de ativos da biodiversidade brasileira e incorporados nos produtos atendendo ao conceito de desenvolvimento sustentável –economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável.Os produtos são adequados ao mercado global,sem necessidade de modificações.

ETAPA 1-PASSO 2 PREÇO DA EXPORTAÇÃO

A determinação do preço da exportação é um dos aspectos mais importantes e decisivos para assegurar condições de competitividade do produto a ser exportado . A fixação do preço de exportação deve ser precedida de estudo detalhado dos custos de produção e das condições de mercado,de forma a viabilizar a manutenção do esforço exportador,sem prejuízo para a empresa.

Determinação do preço EXW - Ex Works:o produto e a fatura devem estar à disposição do importador no estabelecimento do exportador.Todas as despesas e quaisquer perdas e danos a partir da entrega de mercadoria,inclusive o despacho da mercadoria para exterior,são da responsabilidade do importador.Quando solicitado,o exportador deverá prestar ao importador assistência na obtenção de documentos para o despacho do produto.Esta modalidade pode ser utilizada com relação a qualquer via de transporte

ETAPA 1-PASSOS 3 E 4-PESQUISA SOBRE A MARCA DA EMPRESA

A Natura Cosméticos S.A. é uma companhia integrada, que desenvolve,fabrica, distribui e comercializa produtos de higiene e beleza. A empresa é líder de mercado, tendo atingido em 2010 a participação de 14,4% no mercado brasileiro, o terceiro maior no mundo. (Euromonitor, 2011; Relatório de Referência Natura, 2011).

O mundo inteiro é capaz de entender os conceitos que para a Natura são sua razão de ser - o bem-estar consigo, e o estar bem com o outro, com o ambiente e com o todo. Ao longo de sua trajetória, as ações que traduzem suas crenças e valores consolidam uma marca de expressão mundial.

Os planos de expansão Natura são focados e visam exportar muito mais que seus produtos. Onde for, quer levar seus valores e crenças e, principalmente, evidenciar a cultura e a riqueza brasileiras. No Brasil, são mais de 4.500 municípios alcançados. Na América do Sul, começou pelo Chile, na década de 80 e expandiu sua atuação para Argentina, Peru e Bolívia, e planeja grande expansão nesse continente para os próximos anos. Em 2002, entrou para os free shops de aeroportos brasileiros e em 2005 estreou na Europa com uma loja em Paris, a capital mundial dos cosméticos, dando origem à expansão da marca em outras partes do mundo.

Em sua primeira década de vida, a Natura tinha foco nos negócios nacionais e só em 1982 chega ao Chile, por meio de distribuidor terceirizado. Em 1983, chega ao mercado americano, para uma curta experiência em Miami com a marca Numina. Cinco anos depois, desenvolve parceria com distribuidor da Bolívia.

Em 1996, atinge a marca de 9.500 consultoras na Argentina, Chile, Peru e Bolívia, chegando ao faturamento US$ 100 milhões em 2000. Em 2003, a Natura Argentina cresce 100% e a Natura Peru começa a gerar lucros consideráveis.

ETAPA 2-PASSO1 –PROCESSO DE EXPORTAÇÃO DA EMPRESA

A América Latina foi o primeiro mercado internacional de atuação da Natura. Em 1982, a empresa iniciou a operação no Chile através da Jambar y Cia, distribuidora local. Foi neste período que um dos sócios da empresa, Seabra, vislumbrou que apesar da forte competição no mercado de cosméticos, “havia um lugar para a Natura no mundo”(Jones e Pinho, 2006).

A empresa está presente em mercados emergentes com grande potencial de crescimento para a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPP&C) e para o setor de vendas diretas. Além do Brasil, principal mercado, a Natura também atuava, em no final de 2010, em outros sete países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Bolívia e Guatemala, sendo os dois últimos através de distribuidores locais. (Relatório de Referência Natura, 2011).

O potencial de crescimento da região pode ser explicado principalmente pelas características sociodemográficas, incluindo população jovem, aumento da expectativa de vida e aumento da empregabilidade entre as mulheres. Vale destacar também o aumento do poder aquisitivo das classes mais baixas, o que está, segundo estudos da Euromonitor, diretamente relacionado ao aumento do consumo de cosméticos, fragrâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com