TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negócios Internacionais

Dissertações: Gestão De Negócios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema 01

Globalização

A globalização tem consequências positivas e negativas no mercado mundial e nos países!

Consequências positivas: Com a globalização os países têm acesso e troca de informações em tempo real, permite que sua população tenha mais conhecimento assim se desenvolvendo culturalmente:

por exemplo, a população tem acesso a cultura de outros países assim aprendendo alguns costumes e cultura de outros países.

Economicamente: permite que os pais tenha mais mercado para vender e divulgar seus produtos,permite também que o pais tenha acesso a recursos ou tecnologia para melhorar suas industrias aprendem métodos de diminuírem os seus gastos e aumentarem o lucro do pais

Consequências negativas: A dominação dos países desenvolvidos que tem uma tecnologia superior aos países subdesenvolvidos podendo citar como exemplo a crise mundial que teve inicio-nos E.U.A mas afetou todos os países .

E como informações de qualquer país podem ser acessadas com facilidades hoje em dia podem ser usadas tanto para o bem ou para más intenções.

Aula tem 02

Teoria clássica, teoria neoclássica e a nova teoria do comercio no exterior.

A teoria Clássica do comércio internacional e baseada no valor trabalho. De acordo com este modelo, os custos comparativos são determinados pela produtividade Relativa do trabalho. Variações nessa produtividade entre os países adviriam Principalmente de diferenças tecnológicas entre eles.

A diferença fundamental entre a Teoria Clássica e a Neoclássica de Comércio Internacional é que os neoclássicos migram do modelo de Ricardo que utiliza, apenas, um fator de produção – para uma análise que reúne o conjunto dos fatores de produção, sua intensidade de utilização e sua interação, bem como a tecnologia adotada, pelos diversos países, na produção.

A teoria neoclássica foi criada como uma alternativa ao modelo de Ricardo. Apesar de seu poder de previsão maior e mais complexo, a teoria neoclássica tinha a missão ideológica de desvincular a teoria do valor do trabalho da teoria do comércio internacional.

Já nova teoria reconhece que alem do comercio já existente há um outro tipo de comercio intensivo entre países com igual dotação de recursos e produtivos e crescente trocas de de produtos parecidos esse comercio é chamado de intra –industrial.

Aula-tema 03

GATT: Acordo Geral de Tarifas e Comércio

É uma série de acordos de comércio internacional destinados a promover a redução de obstáculos às trocas entre as nações, em particular as tarifas e taxas entre os membros do acordo. É na verdade o resultado do insucesso das conversações entre os países para formar a Organização Internacional de Comércio

A OMC surgiu do Acordo Geral de Tarifas e Comércio que foi criado após a Segunda guerra mundial conjuntamente com outras instituições mercantilistas dedicadas à cooperação social internacional, como as instituições criadas com Acordo de Breton Woods do banco mundial e o fundo monetário internacional.

Principais características:

• Gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio;

• Servir de fórum para comercio nacional (firmar acordos internacionais);

• Supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização.

Aula-tema 04

Regime da taxa de cambio fixa

No regime da taxa cambial fixa o valor na moeda local e a moeda estrangeira não se alteram, protegendo assim os importadores da desvalorização cambial, porem não protege os exportadores porque os custos internos do país não são absorvidos nos contratos de exportações normais e futuros.

Regime da taxa de cambio fixa

O preço da moeda estrangeira é estabelecido pelo mercado de câmbio (mercado de compra e venda de divisas). A maioria dos países, hoje, adota este tipo de regime, inclusive o Brasil, desde janeiro de 1999. No regime flutuante protege os exportadores que em seus contratos podem fixar o cambio e travá-lo de desvalorização futura.

Desvantagem da taxa Flutuante: inibe as importações porque acontece as valorizações da moeda, tendo que pagar a taxa.do dia sem saber o seu valor efetivo futuro após o desembaraço da importação.

Regime de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com