TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negócios Internacionais

Monografias: Gestão De Negócios Internacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade para entrega

1 - Realizar um resumo do capitulo 1 do PLT 480 abordando a globalização dos mercados:

- As principais características e conseqüências da globalização.

- As oportunidades e desafios da globalização paro o Brasil.

Houve uma globalização da atividade econômica nas últimas décadas com profunda conseqüência,econômicas, políticas e sócias. A política governamentais de abertura econômica estão de um lado e do outro um conjunto de forças independente nas áreas de transporte e comunicações,com a globalização a transnacionalização de empresas espalhou-se pelo mundo. O crescimento do sistema financeiro internacional constitui uma das principais características da globalização e assim também o crescimento espetacular do investimento direto externo (IDE) acompanhado pela expansão dos capitais de portfólio constitui hoje em dia quase a totalidade dos fluxos de capital para os países em desenvolvimento,o IDE contribui de inúmeras maneiras para acelerar o crescimento econômico aumentando a produtividade de mão-de-obra e aumenta também a concorrência e a difusão de tecnologia no mercado interno. A globalização remove as barreiras à livre circulação do capital, que hoje se encontra em condições de definir estratégias globais para a sua acumulação.

Os avanços tecnológicos ligados ao transporte e comunicação tem vida própria e são independente dos governantes, na era da tecnologia da informação é impossível que um pais se isole do mercado mundial a não ser por um custo social muito elevado.

A globalização expõe as disparidades entre aqueles que tem condições de crescer em um ambiente dinâmico, competitivo e aberto e aqueles que só sobreviveram em uma economia fechada e protegida. A participação crescente na economia internacional possibilita inúmeros benefícios, ela permite uma melhor alocação dos recursos em direção aos setores em que o pais tenha vantagens competitiva, aumenta eficiência por meio da concorrência entre as empresas e favorece a difusão tecnológica e do conhecimento.

A globalização oferece grandes chances de aumentar a capacidade produtiva domestica por meio do investimento direto estrangeiro.Considerado um dos grandes mercados emergentes do mundo juntamente com China,Índia,Rússia e Indonésia.O crescimento econômico e a participação crescente na economia mundial são forças que se complementam e acaba por ser uma grande oportunidade apesar de ser a 7º economia do mundo o Brasil tem uma oportunidade a frente para reverter seu isolamento da economia mundial e aproveitar as oportunidades.O ideal é inicialmente avançar na inserção na estabilização e nas reformas domesticas para,então,depois,avançar na inserção internacional.Enfim a globalização incentiva o empreendedorismo e fortalece a concentração de rendas,e faz com haja uma integração e interdependência econômica mais também á um aumento da concorrência entre nível nacional e internacional.

O que ficou mais evidente com a globalização foi o crescimento da influencia dos países mais ricos do mundo na cultura,informação e mercadoria.

2 - Explique a diferença e de Exemplos:

- Aquisição de Empresas

- Fusão de empresas

- Join Venture

- Privatizações

R: Fusão,operação pela qual 2 empresas ou mais se unem para formar uma nova sociedade

Aquisição, o patrimônio total de uma empresa de menor porte passa a ser controlado total ou parcialmente por uma de maior porte.

Modalidades - Incorporação - A+B = A (Itaú + Unibanco)

- Concentração - A + B = C (Perdigão + Sadia = Brasil Foods)

Join Venture, associação não definitiva afim de explorar determinado setor ou ramo, com fins lucrativos mais sem perder sua personalidade jurídica.

Ex: Raizen (Shell +Cosan + Esso + Mobil)

Privatização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com