TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negócios Internacionais

Trabalho Universitário: Gestão De Negócios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Resumo..................................................................................................................1

Aula 1: A Globalização dos mercados..................................................................1

Aula 2: Teorias do comercio internacional.............................................................1

Aula 3: regulação do comercio internacional e impacto nos negócios...................2

Aula 4: Macro economia no setor externo..............................................................2

Aula 5: Crise cambiais e a experiência latino americana na década de 1990........3

Aula 6: Setor externo da economia brasileira.........................................................4

Conclusão................................................................................................................5

Resumo:

No presente trabalho, serão abordados temas que estão presente no mercado empresarial mundial. Após a revolução industrial, com o surgimento da máquina a vapor e do carvão como fontes de energia, o mundo passou por transformações onde surgiu a globalização promovendo a integração política, econômica e social, tendo assim o livre comércio entre os países trazendo consequências tanto positivas quanto negativas. Veremos também a criação de um órgão regulamentador para fortalecer as trocas comerciais entre os países eo surgimento da macroeconomia. No Brasil o setor externo também passa por mudanças em busca do desenvolvimento econômico.

Desenvolvimento:

Globalização dos Mercados

Após a revolução industrial, com o surgimento da máquina a vapor e o carvão com fontes de energia, a produção no mercado sofre diversas modificações, onde o trabalho manual de lugar a especialização. Com isso a produção ficou maior que a nação ficou pequena com a produção de tantos produtos, dando inicio ai as transações comerciais internacionais. As negociações foram tantas que se tornaram global, mesmo empresas pequena necessitavam de produtos de outros países daí deu se o nome de importação e exportação de mercadorias.

Os países criam políticas governamentais para abertura econômica que facilitem e incentive a exportação e diminuem impostos para importação.

Teorias do comercio internacional

A globalização promoveu promoveu a integralização social, econômica e políticas entre todos os envolvidos nesse processo, mas trazendo também consequências tanto positivas quanto negativas, devido a concorrência e a competitividade resultou em inabilidades econômicas.

O comercio internacional esta baseado em custo de oportunidades e vantagens comparativas, o que explica o fator competitivo. No Brasil devido a o seus fatores como extensão geográfica, solo, clima entre outros possui vantagens comparativas em relação aos outros países nos produtos agrícolas. Na china por exemplo possui mão de obra muito barata, tendo assim vantagens comparativas na produção de diversos produtos, nos Estados Unidos e no Japão, pelo conhecimento tecnológico mais baratos os produtos de tecnologia se tornam.

Assim, para que países tenham competitividade e consigam sobrevivar na globalização e na hiper-concorrência, é fundamental que conheçam suas vantagens e invistam em tecnologia.

Regulação do comercio internacional e impacto nos negócios

Este projeto tem o objetivo de analisar os efeitos da taxa de câmbio sobre os instrumentos do comércio internacional e também o desempenho da indústria brasileira. Na primeira etapa analisou a influência da taxa de câmbio sobre o processo de desindustrialização da economia brasileira e, na próxima etapa, analisa: a relação existente entre o padrão de investimento e as políticas de abertura financeira ou as políticas cambiais ativas; a relação entre a taxa de câmbio e a composição setorial da produção não só no Brasil, mas em diversos países.

Ao menos duas iniciativas de grande porte com o objetivo de estabelecer maior clareza sobre estes parâmetros regulatórios. O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor elaborou um documento com suas.

Macro economia no setor externo

A globalização mudou os rumos dos negócios internacionais, promovendo o aumento das transações comerciais entre os países. Vimos também que as teorias do comércio internacional, baseadas no custo de oportunidade e nas vantagens comparativas de cada país, interferem diretamente na competitividade Aprendemos ainda que o crescimento do comércio internacional trouxesse consigo alguns problemas e, para que fossem sanados, fez-se necessária a criação de um órgão regulamentador Organização mundial do Comércio para fortalecer as trocas comerciais entre os países e trazer transparência às negociações, protegendo os países envolvidos da competição desleal cometida nessas negociações. Diante disso, as indústrias necessitam se aperfeiçoar tecnologicamente para não perder mercado, pois as vantagens comparativas de cada país.

A Macroeconomia procura analisar o comportamento de grandes agregados. Isso significa que questões específicas dos mercados não são consideradas. Querem-se analisar a atividade econômica do Brasil, por exemplo, ele é um grande agregado.

O modelo define a moeda como um instrumento de troca simplesmente, ou seja, neutra. As contas procuram medir a produção corrente e se referem a um fluxo, como por exemplo, o valor das exportações durante um ano, o Produto Nacional durante o ano de 2006, etc.

Inicialmente considera-se o sistema composto por Famílias e Empresas sem formação de Capital. As empresas produzem bens e serviços. As Empresas pertencem ao setor Famílias e os seus acionistas também são remunerados pelos serviços prestados às suas próprias empresas. Toda a produção é consumida.

Surgem então os conceitos de Salário remuneração dos serviços do Fator Trabalho Aluguel [remuneração dos serviços do Fator Terra Lucro remuneração dos serviços do fator Capital Físico e Juros remuneração dos serviços do fator Capital Monetário Veja que no ponto de vista de um Economista o Lucro pode ser considerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com