TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negócios Internacionais

Trabalho Universitário: Gestão De Negócios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

O que foi o GATT?

Existem algumas práticas muito comuns no comércio internacional, como dumping, subsídios, salvaguardas, medidas compensatórias, retaliações, que de alguma maneira interferem diretamente nas negociações comerciais entre os países, podendo prejudicar ou facilitar o trâmite das operações e até mesmo comprometer as parcerias existentes.

Justamente para impor regras e diminuir essas práticas é que se criou o GATT: Acordo Geral de Tarifas e Comércio, que foi firmado em 1947 para reduzir as tarifas aplicadas pelos líderes dos Estados Unidos e Inglaterra, no pós-guerra, aos demais países do mundo e para estabelecer regras comerciais entre as nações a fim de diminuir as injustiças das negociações entre os países. “O acordo permaneceu ao longo de 47 anos, como o único instrumento multilateral com normas de conduta comercial dos países no comércio internacional.”

Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

A OMC surgiu então fortalecer as condições comerciais entre os países, trazendo transparência às negociações e protegendo os países signatários, incorporando o GATT e os novos acordos comerciais. Em outras palavras, a OMC nasceu do GATT e é o órgão que controla as negociações comerciais internacionais e soluciona os problemas ocasionados pelas práticas injustas aplicadas pelos países.

Suas principais características são:

- Regulamentar e fiscalizar o comércio mundial;

- Resolver conflitos comerciais entre os países membros;

- Gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia;

- Criar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos comerciais internacionais;

- Supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.

Conclusão:

Podemos concluir que o GATT foi criado para se estabelecer regras para as negociações internacionais, negociações para reduzir as barreiras comerciais entre países e o OMC surgiu para desenvolver o GATT colocando um quadro jurídico para que se tenham direitos e obrigações nas relações comerciais internacionais, solucionando problemas.

Referências Bibliográficas:

CARVALHO, M. A.; SILVA, C. R. L. Economia internacional. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

CAVES, R. E.; FRANKEL, J. A.; JONES, R. W. Economia internacional. São Paulo: Saraiva, 2001.

FIESP, CIESP. Manual das negociações internacionais. Disponível em:

https://docs.google.com/a/aesapar.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0Bw8CCvz2usXjMDk4YWZmYjAtOWI2Ni00YjI2LWFjMWUtODhlOTU2ZGFmY2Y5&hl=pt_BR. Acesso em: 01 de abril de 2014.

LANZANA, A. E. T. [et al]; organizadores VASCONCELLOS, M. A. S.; LIMA, M.; SILBER, S. Gestão de negócios internacionais. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

SILVA, C. F. Do GATT À OMC: o que mudou, como funciona e perpectivas para o sistema multilateral de comércio. Universitas – Relações Internacionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com