TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica De Negócios Internacionais I

Dissertações: Gestão Estratégica De Negócios Internacionais I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Estratégica de Negócios Internacionais I

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Acesse o site da Revista Presença Internacional do Brasil - PIB (<www.revistapib.com.br>) e pesquise por um artigo/case sobre a internacionalização de uma das empresas brasileiras, de forma a poder analisar/responder os questionamentos abaixo elencados:

Observação: ao final de sua AD você deve colar o artigo em que você baseou-se para responder as questões desta avaliação. Caso isso não seja possível, registre o nome do artigo e o link para acesso.

1) Explique quais variáveis de ambiente geral influenciam ou influenciaram o case (a empresa objeto do case) por você selecionado. Em um texto de 08 a 10 linhas apresente sua resposta de forma justificada. (2,5 pontos)

R.: Stefanini, em 1996, optou por expandir seus mercados para Argentina. Na entrevista de Marco Stefanini, fundador da empresa de softwares, percepe-se, implicitamente, algumas variáveis gerais que contribuiram para tal escolha. Podemos ver variáveis globais como a globalização dos mercados, pois, a década de 1990 foi marcada pela liberalização e abertura dos mercados, bem como eventos políticos internacionais importantes, sendo que nesse período se intensifica a integração no Mercosul. Há as variáveis tecnológicas, pois o mercado de software era novo e poucos detinham o know-how. Percebemos, também, que a América Latina passava por um momento difícil, que influenciou diretamente nas variáveis sociais de mudanças de preferência de trabalho e carreira. Hoje, variáveis tecnológicas são as que mais implicam na presença da empresa na Índia e China.

2) Explique quais variáveis de ambiente específico influenciam ou influenciaram o case (a empresa objeto do case) por você selecionado. Em um texto de 08 a 10 linhas apresente sua resposta de forma justificada. (2,5 pontos)

R.: As variáveis específicas que influenciaram a Stefanini foram os consumidores e clientes, pois o mercado de software é essencial na atualidade e, segundo Stefanini, as crises e dificuldades enfrentadas pelos empresários brasileiros, proporcionaram a estes sistemas que se diferenciam do resto do mundo; os concorrentes, como por exemplo, a Índia, que embora estejam a frente do mundo, tem um fraco mercado interno. Além disso, a empresa conta com uma cultura de trabalho duro e envolvem seus empregados, fornecedores e parceiros nesta cultura. Para lidar com as organizações trabalhistas e influenciar os trabalhadores com sua cultura laboral a empresa coloca uma pessoa da Stefanini para dirigir as unidades no exterior. Stefanini ainda conta com a ajuda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com