TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica Rítmica

Casos: Ginástica Rítmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A ginástica rítmica é um esporte praticado somente pelas mulheres, diferentemente da ginástica artística que requer o uso da força e a resistência dos atletas, é um esporte que dá ênfase a delicadeza, a graça e a beleza dos movimentos realizados pelas ginastas.

As competições ocorrem em dois formatos: individual e por equipe. A disputa individual tem 24 atletas. As competidoras se apresentam com os acessórios e são dadas notas para cada apresentação. As notas são somadas e a que somar mais pontos é a vencedora.

Já na disputa por equipes, cinco ginastas se apresentam duas vezes. Na primeira, o acessório é uma corda, e, na segunda, dois arcos e duas maças.

1. O TABLADO

O tablado é o mesmo usado para o solo na ginástica artística. Esta área de apresentação é um tapete quadrado que mede 13x13 metros. As atletas devem percorrê-lo inteiramente durante as apresentações.

2. O UNIFORME

O uniforme das ginastas é feito de collant, para deixar as articulações das ginastas livres, facilitando a execução dos exercícios. Os cabelos devem ser curtos ou presos para não atrapalhar os movimentos.

3. OS APARELHOS

3.1. Corda

Este aparelho pode ser de sisal ou sintético. Seu comprimento varia de acordo com o tamanho da ginasta.

3.2. Arco

Feito de madeira ou plástico, o aparelho Arco mede de 80 a 90 centímetros de diâmetro e pesa no mínimo 300 gramas.

3.3. Bola

Material de borracha, a bola de GR deve ter de 18 a 20 centímetros de diâmetro externo e pesar 400 gramas no mínimo.

3.4. Maça

Composta de madeira ou material sintético, a maça tem de 40 a 50 centímetros de comprimento e pesa 150 gramas. Sua cabeça deve ter, no máximo, 3 centímetros.

3.5. Fita

Feita de cetim, a Fita tem largura de 4 a 6 centímetros e 6 metros de comprimento. Seu peso é de 35 gramas e possui uma vareta de madeira ou material sintético com diâmetro máximo de 1 centímetro e comprimento de 50 a 60 centímetros.

As competições e as categorias

Nas Olimpíadas a ginástica rítmica é dividida em duas categorias: conjunto, que deve ter cinco ginastas para as apresentações e individual. Cada um dos diferentes tipos de apresentação da ginástica rítmica deve durar entre 75 e 90 segundos. As ginastas têm de realizar movimentos de corpo e dança combinando-os com o manuseio de cada um dos aparelhos.

A apresentação deve acabar no exato momento em que a música termina. As faltas, cada segundo estourado do tempo da apresentação, o ginasta é punido com a subtração de 0,05 pontos. Outras formas de punições são a falta de unidade no exercício, falta de equilíbrio com os elementos de apresentação, utilização inadequada do aparelho, música imprópria e falta de criatividade.

Outras grandes competições existentes hoje na ginástica rítmica no mundo são os Campeonatos Mundiais, O Campeonato Europeu, além dos Jogos Pan-americanos e das Olimpíadas.

4. REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA RÍTMICA (ESCOLAR)

1. A Competição de Ginástica Rítmica será regida de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Ginástica (FIG), reconhecidas pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), salvo o estabelecido neste Regulamento.

2. Será disputada em 02 (duas) fases:

2.1. Concurso I – Classificatória – participam todas as ginastas. A ordem de apresentação será através de sorteio das ginastas inscritas.

Os resultados obtidos irão determinar:

• Classificação Individual por Equipe – A equipe deverá ser composta minimamente por 03 ginastas e no máximo por 04 ginastas. O resultado será obtido pela somatória das 03 melhores notas em cada aparelho. Serão premiadas todas as ginastas inscritas das equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugares. Considera-se equipe todas as ginastas inscritas pela mesma delegação, independente da Unidade de Ensino que representam.

• Qualificação das 18 (dezoito) melhores ginastas, pela somatória dos pontos obtidos nos dois aparelhos, para os Concursos II e III, sendo 2 ginastas por Delegação.

Obs: A ginasta classificada entre as 08 (oito) melhores no aparelho e não qualificada para o CII, estará classificada para participar da Final do aparelho em questão, sendo 2 ginastas por Delegação.

2.2. Concursos II e III – Classificação Final Individual Geral e por Aparelho.Contará com a participação de 18 (dezoito) ginastas, classificadas no Concurso I.

Os resultados obtidos irão determinar:

• Classificação Final do Individual Geral (CII);

• Classificação Final do Individual por Aparelhos (CIII) – estabelecido pelas notas obtidas no CII.

3. A competição é aberta à participação de alunas-atletas, sem graduação mínima estabelecida.

4. A Unidade da Federação poderá inscrever 01 (um) técnico e 04 (quatro) alunas-atletas.

5. A Reunião Técnica de Modalidade com os Representantes das equipes participantes tratará exclusivamente de assuntos ligados à competição, tais como: normas gerais, ratificação de inscrições, além de outros assuntos correlatos.

6. Provas Individuais:

6.1) Primeiro exercício: Aparelho BOLA (peso mínimo 400g, (material sintético ou borracha), 18 a 20 cm de diâmetro).

6.2) Segundo exercício: Aparelho FITA – (material de cetim ou semelhante, comprimento mínimo de 5 metros, 4 a 6 cm de largura, peso de 35 gramas). Estilete (material de madeira, plástico, bambu ou fibra de vidro, 1 cm de diâmetro, 50 a 60 cm de comprimento).

7. O tempo regulamentar para cada exercício será de 01 (um)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com