TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança

Seminário: Governança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Seminário  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Passo 1

Lauda

A capacidade de administrar esteve evidente durante a evolução humana desde há muito tempo ,permeando a historia das cidades , dos governos ,dos exércitos e das organizações religiosas .As evidências demonstram que hoje chamamos de conhecimento administrativo(MAXIMIANO,2005).

No inicio, administração era definida como um processo para utilização de recursos , tecnológicos e competências devidamente integrados alinhados para alcançar objetivos, entretanto , “ a administração deixou de ser um simples processo de planejar ,organizar , dirigir e controlar o uso de recursos ,hoje ela significa a melhor maneira de agregar valor e criar riqueza dentro da organização .(CHIAVENATO,2006)

Administração é o termo usado que significa direção, gerência. Usado para administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, visando-se sempre em alcançar algo, metas e objetivos. É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções focadas para organizar e maximizar lucros e rendas ou adequar qualquer prestação de serviço.

O bom gestor de pessoas deve ter habilidade para possibilitar espaços de trabalho nos quais a criatividade e a intuição tenham voz e vez. o ambiente de trabalho deve ser agradável, no qual as pessoas não vivam o medo e ousem apresentar idéias sem sofrerem repressão.

outro grande desafio é saber ouvir; os gestores precisam estar preparados para lidarem com situações em que os colaboradores ou parceiros (conceito mais moderno) sintam-se à vontade para apresentar propostas que pareçam absurdas ou incoerentes com a postura da organização; pois o bom gestor tem a sensibilidade para se colocar no lugar do outro(empatia) e respeitar as opiniões alheias, sejam coerentes ou não.

a gestão de pessoas requer, ainda, que talentos sejam percebidos e aprimorados. o gestor precisa estar atento aos potenciais dentro da empresa, bem como planejar estratégias capazes de reter talentos.

Como atrair os melhores profissionais? Como manter esses profissionais? essas perguntas são rotineiras nas cabeças de muitos gestores; no entanto, além dessas questões, os gestores devem estar preparados para respondê-las efetivamente. e para tanto, faz-se necessário compreender que antes de serem profissionais, estamos falando de pessoas; indivíduos com habilidades, competências, aptidões, características próprias que os diferenciam dos demais. Pensar que esses indivíduos possuem desejos e motivações que lhe são intrínsecas não é um diferencial, mas sim necessidade básica dos gestores.

O importante é que cada gestor encontre a sua maneira de lidar com os desafios, trabalhando em prol da organização e dos profissionais envolvidos. Os gestores cada dia mais são cobrados do meio que tenham posturas assertivas e que possibilitem o desenvolvimento humano; nesse sentido faz-se necessário que os líderes da gestão sejam pessoas sensíveis às transformações cotidianas e ao melhor que existe em cada indivíduo.

Passo 2:

Lauda

Segundo a abordagem colocada, não é possível estabelecer uma única forma de gerir as

organizações; cada situação específica requer um tipo de gestão específica. O que acontece no ambiente internos das organizações, quer a nível psicológicos, tecnológico, político ou demográfico, poderá afetar sua atividade, estrutura, gestão e as decisões dos seus gestores, a empresa deve se ajustar às contingências para atingir a forma adequada, em resposta as pressões do ambiente, as empresas adotam estratégias positivas,desenvolvendo novos produtos ou novos mercados, ou estratégia defensiva para proteger sua atual posição. Ambas as estratégias levam as empresas a mudanças organizacionais. Seguindo esse pensamento, pode-se entender que a estratégia depende das características do ambiente e determina a reconfiguração organizacional, visando atingir objetivos estabelecidos.A reconfiguração organizacional compreende a distribuição das responsabilidades, competências e poderes entre os gestores para a realização da estratégia. Toda estratégia é tem algo para implantar, decidir, porem prática, para ser realizado. A esta realização, faz-se necessário a existência de homens com capacidades e responsabilidades diretivas, que sejam capazes e estejam dispostos a decidir, que queiram atuar de modo adequado, para converter a estratégia em ações. Entre os diversos níveis hierárquicos necessários ao exercício da gestão organizacional, no nível de gestão intermediária. Entre os anseios da alta direção e a força de trabalho para obtenção dos resultados esperados. Acredita-se que este nível de gestão tenha a melhor percepção da estrutura organizacional atual, por envolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com