TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.095 Palavras (17 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIDADE SANTO ANDRÉ

Graduação em Serviço Social 5ª série

Acadêmicos                Registro Acadêmico

                                           

Eliane Volpato                                 5560122654

Elisabete Augusta Romano         5561131309

Rute Dos Bille                                 5569143110

João Paulo                                        5560122658

Tutor Presencial: LEA GOMES DA CRUZ SOARES

TUTOR A DISTANCIA: MA. ELISA CLEIA NOBRE

UNIDADE SANTO ANDRÉ

Graduação em Serviço Social 6ª série

                 ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

COMPETENCIAS PROFISSIONAIS

Sumário

INTRODUÇÃO        

LEI 8662/1993 DEMANDAS, FORÇA POLITICA E CONTROLE ESTATAL.        

HISTÓRICO DOS FATOS RELEVANTES E SEUS ASPECTOS DO SERVIÇO SOCIAL        

A responsabilidade do Serviço Social        

Atribuição e competências do Assistente social        

O cotidiano do assistente social        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

BIBLIOGRAFIA        


INTRODUÇÃO

               O objetivo deste trabalho é fazer uma análise do profissional da assistência social, onde podemos conhecer debater e entender o que realmente o profissional faz e já fez para poder estar no contexto do mundo do serviço social, que existe hoje, No momento temos muitas conquistas realizadas pelas reuniões e por tanta lutas dos profissionais da área, porem sabemos que esse é só um divisor de águas onde podemos ver que ainda existe muitas conquistas e podemos continuar buscando cada vez mais reconhecimento para a área.

              Devemos reconhecer o quanto a elaboração da lei 8.662/1993 tem sido um grande patamar de desenvolvimento e de conquistas sem condições de estimar um valor, pois o valor das conquistas não podem ser medida e sim sentida através do tempo e das melhores condições, estamos objetivando poder expor e explicar melhor o entendimento, do profissional, podendo assim alem de conhecer poder explanar melhor o profissional e seus direitos.

              Fazendo-se a presente atuação do profissional do assistente social com o devido valor.

              Identificar as demandas e os locais de atendimento e os movimentos de luta para a conquistas de direitos e deveres como profissional da área.

              Concluímos o um aprendizado de muita relevância para fatores de grande importância para o desempenho do assistente social e as necessidades da área.

              Definindo as suas funções e fazendo se assim cumprir os desafios e demandas e podendo trabalhar alem dos benefícios as dificuldades e maneiras de enfrentá-las com ética e dignidade.

             Onde em debate em grupo conseguimos concluir a atuação como um potencial e um desejo de cada integrante do grupo, fazendo-se assim a certeza da área que escolhemos.

             Atuar como assistente Social não é simplesmente uma escolha de profissão tem que ser algo mais amplo para poder agir na área tem que ter determinação conhecimento da lei e das demandas do publico alvo, e as dificuldades encontradas na atuação da área.

             Conseguimos realizar um grande conhecimento pessoal e em grupo para um crescimento pessoal e profissional.


LEI 8662/1993 DEMANDAS, FORÇA POLITICA E CONTROLE ESTATAL.

              Em 1950, se inicia a criação dos conselhos de fiscalização dos profissionais liberais no Brasil. Onde se faz presente o poder estatal sobre o exercício do trabalho liberal.

Inicia ai então a criação do CFAS que passa a ser CFESS CONSELHO FEDERALDE SERVIÇO SOCIAL e CRESS CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL.

              Na época o conselho foi dividido em 10° Regiões São Paulo se se denominou por 9° região.

              Por isso quando se assina alguns documentos é exigido que se coloque a região ao qual o assistente social pertence, isso uma maneira de organizar para melhorar.

De acordo com (Barroco,2001,pg.95) A concepção conservadora que caracterizou a entidade nas primeiras décadas de sua existência era também o reflexo da perspectiva vigente na profissão, que se orientava por pressupostos acríticos e despolitizados face às relações econômico-sociais. A concepção conservadora da profissão também estava presente nos Códigos de Ética de 1965 e 1975: “Os pressupostos neotomistas e positivistas fundamentam os Códigos de Ética Profissional, no Brasil, de 1948 a 1975”.

                 O momento de reconceituação e um novo posicionamento, no serviço social já estavam acontecendo de acordo com as categorias e demanda da área, no Congresso Brasileiro de Assistente Sociais, conhecido como o congresso da virada que aconteceu no ano de 1979 em São Paulo. Com um novo projeto profissional onde a categoria profissional se organiza e disputa a direção dos Conselhos federal e Regionais,desde então se imprime uma nova direção pela novas gestões que se sucederam e as demandas Sociais.O debate Sobre o debate do Código de Ética vigente desde de 1975, se torna mais aprofundado apartir de 1983 com o novo posicionamento da categoria profissional.

                Mais em 1991, o Conjunto CFESS_CRESS, se direciona para a necessidade de uma analise e mudanças para maior eficiência na funcionabilidade defendidos pela profissão atualmente. Já se fazia notar a necessidade a regulamentação da lei vigente desde 1957 mesmo que de forma inicial.Em 1966 no  I encontro Nacional CFESS_CRESS que se coloca em pentagrama a discussão    da

Normatização do exercício profissional.

              Em 1971 o anteprojeto de uma nova do Deputado Airton Soares do PL 7669, arquivado sem ser aprovado, devido a instauração da Assembleia Nacional Constituinte, o tem  so entra em pauta nos Encontros Nacionais onde o PL elabora interpretação final.Conduzida ao voto pelas Deputadas Benedita da Silva e Maria de Lurdes Abadia.Apesar de processo longo no legislativo que retardou sua aprovação essa é uma grande conquista, em 7 de junho de 1993.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (487.6 Kb)   docx (524.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com