TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HABILIDADES PROFISSIONAIS

Resenha: HABILIDADES PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Resenha  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Definimos que na escola “Amigos do bairro” foi levantada uma situação problema a falta da leitura, por isso pesquisamos o quanto a leitura é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem

Jogos e brincadeiras são vistos por algumas pessoas apenas como forma de entretenimento, embora muitas já percebam que, em determinados contextos, tornam-se estratégias para se construir o conhecimento. O lúdico como forma de metodologia no ensino e na aprendizagem pode ser um meio de desenvolvimento da criança em vários aspectos, e não só no cognitivo.

Contudo ainda se observa a resistência de alguns profissionais da educação, no sentido de utilizá-lo em sua prática docente.

O lúdico não só favorece a aprendizagem como possibilita que sejam desenvolvidas a criatividade e a autonomia. Nesse processo de se utilizarem os jogos e as brincadeiras em sala de aula ainda se favorece o reconhecimento das necessidades educacionais específicas que as crianças da educação infantil apresentam e de como elas lidam com o conhecimento, promovendo, assim, ações inclusivas.

Na educação infantil, em turmas com alunos com necessidades educacionais

específicas, o lúdico torna-se uma metodologia inovadora, pois permite que, por meio dos jogos e das brincadeiras, leitura, os alunos tenham igual oportunidade de aprendizado. No entanto, propostas inovadoras e diferenciadas a serem inseridas na prática docente requerem estudos e cuidados. Nesse sentido, o presente estudo pretende demonstrar de que forma o lúdico pode ser usado como metodologia na prática docente e contribuir para a promoção de ações inclusivas e para a melhoria dos métodos aplicados. A metodologia do lúdico pode, sim, melhorar o aprendizado, com proposta de mudança de paradigmas, de maneira que a prática docente promova a inclusão.

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.

A criança é um sujeito, como todo ser humano, que está inserida em uma sociedade, deve ter assegurado uma infância enriquecedora no sentido do seu desenvolvimento, nesse sentido o lúdico favorece a autoestima da criança e a interação de seus pares ,propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. É um caminho que leva as crianças para novas descobertas ,revelando segredos escondidos explorando assim um mundo desconhecido. A criança brincando o tempo todo e em todo o tempo. Por isso a comida , o lápis, os sapatos, tudo se torna um brinquedo. O brincar é uma atividade própria da criança, dessa forma, ela se movimenta se posiciona diante do mundo em que vive.

As crianças possuem suas características próprias e observam o mundo e o comportamento das pessoas que a cercam de uma maneira muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com