TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DO SEGURO NO BRASIL

Tese: HISTORIA DO SEGURO NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 HISTORIA DO SEGURO NO BRASIL

Em decorrência das constantes variações climáticas, perigos da vida e com o intuito de controlar os riscos, foi criado o seguro.

No Brasil o seguro desenvolveu-se com a vinda da Família Real Portuguesa e a abertura dos portos. A primeira seguradora a atuar no país foi a Boa-Fé, porém as seguradoras eram controladas por legislações portuguesas.

Após o advento do Código Comercial Brasileiro surgiram inúmeras seguradoras que operavam com seguros marítimos e terrestres.

Com a expansão do mercado de seguros no Brasil as seguradoras estrangeiras começaram a investir no mercado brasileiro e por volta de 1862 surgiram às primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior. Foram transferidos para as matrizes destas seguradoras todos os lucros decorrentes de prêmios cobrados, sendo assim com a intenção de proteger a economia do país em 1895 foi criada a Lei 294, onde se regia que todas as reservas técnicas das seguradoras estrangeiras deveriam ser aplicadas no Brasil. Porém após aplicação desta lei muitas sucursais ficaram descontentes e foram fechadas.

Em 1966 foi criado a Superintendência de Seguros Privados como órgão fiscalizador de operações de seguro, estabelecendo o Sistema Nacional de Seguros Privados.

1.2 CONCEITO DE SEGURO

Com o intuito de controlar os riscos, o segurador mediante contrato indeniza o segurado na ocorrência de fatos danosos a vida, direitos ou patrimônio do mesmo.

O município de Salto do Lontra/PR tem previsto para 2012 um orçamento de $ 24.627.525,00

1.3 SEGURO DE AUTOMOVEL

A principal função do seguro de automóvel é garantir ao contratado o pagamento de seus direitos devidos, em caso de indenização por perda total do automóvel, mediante o pagamento da franquia informada no ato contratual.

Termos técnicos:

Os termos mais utilizados e de maior importância na apólice de seguros são:

• Coberturas Básicas: Estas são as coberturas que cobrem os riscos básicos, são as que independem de qualquer outra para serem contratadas;

• Coberturas Adicionais: são as coberturas que são adicionadas as coberturas básicas;

• Cobertura Total: Cobertura que assegura contra os riscos como, colisão, incêndio e roubo. Esta é uma das coberturas mais comercializadas.

• Cobertura Parcial: Cobre somente incêndio e roubo, não assegura contra colisão, em função disto não é muito procurado, pois o índice de colisão é muito elevado;

• Cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa: Cobre somente veiculo de terceiro, ou seja, pessoa que envolve em uma colisão com o segurado, esta cobertura não assegura contra roubo, furto ou colisão com perda total;

• Bônus: É uma bonificação, desconto para os segurados que não tenham utilizado o seguro durante vigência;

• Franquia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com