TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handebol entre as equipes da Alemanha e da Áustria

Tese: Handebol entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Tese  •  4.724 Palavras (19 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 19

I - INTRODUÇÂO

O handebol é um esporte coletivo criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919.

Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha. Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos de gramados parecidos com de futebol; e assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.

A primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria foi em 1925.

I . 1 Biomecânica

Nos esportes, os princípios mecânicos são regras que dirigem os movimentos dos atletas. Esses movimentos, realizados em sequencia, resultarão no desempenho de uma habilidade ou gesto esportivo.

A boa técnica dependerá do padrão utilizado e resultará em eficiência e maior sucesso no objetivo da execução do gesto desejado. Os gestos ou habilidades devem ser bem estudados para possibilitar uma melhor compreensão da eficiência do movimento e melhora de desempenho, além de permitir a atuação na prevenção e tratamento de muitas das lesões especificas do esporte.

O handebol é um esporte rápido, explosivo e de muito contato. O atleta deve subir o mais alto possível, mantendo o equilíbrio e estabilidade, lançando a bola longe ou próxima com força e precisão.

Os movimentos bruscos muitas vezes levam os oponentes á grandes falhas na execução de seu movimento por isso que as lesões são frequentes, seja por excesso de esforço, quedas, traumas, movimentos repetitivos, etc.

Mudanças de movimentos pela brusca alteração das condições de jogo, na maioria das vezes proporcionada pelos oponentes, têm como objetivo principal causar a falha do atleta na execução de seu movimento. Isso exige do indivíduo um maior trabalho proprioceptivo e neuromuscular para atuação harmônica de todos os grupos musculares e articulações.

II - FATORES CAUSADORES DE LESÕES

A incidência e severidade das lesões estão diretamente relacionadas a fatores pessoais, fatores relacionados à modalidade e fatores ambientais.

 Fatores pessoais: idade, sexo, agilidade, coordenação, flexibilidade, composição muscular, lesões pregressas, técnica, personalidade e equilíbrio emocional.

 Fatores da modalidade: capitação do treinador, contato com oponentes e colegas no esporte coletivo, gesto esportivo especifico ou de execução na especialidade, regras, equipamentos, características do evento.

 Fatores Ambientais: tipo de piso, temperatura.

II . 1- Lesões Frequentes no handebol

Localização das lesões (% de lesões):

- Joelho 35,9%;

- Mão 17,4%;

- Tornozelo 14,8%;

- Ombro 12,0%;

- Coluna 7,65%;

Em relação aos tipos de lesão:

- Entorse 35,3%;

- Contusão 12,5%;

- Ruptura Muscular 11%.

Boa parte dessas lesões poderia ser evitada se algumas precauções fossem tomadas, tais como:

-Alongamento: Músculos tensos e rígidos são mais propensos a lesões do que músculos bem trabalhados ao nível de flexibilidade. Antes de sua atividade física principal dedique alguns minutos a exercícios de flexibilidade, como alongamento e uma corrida de leve. Isso deixará seu músculo mais descontraído e "preparado" para futuras lesões.

-Evitar excessos: Excesso de esforço é prejudicial para os músculos e articulações podem gerar muitas vezes fadiga muscular, contraturas, estiramentos, etc. Atenção em períodos fracos: Ao menor sinal de lesão tenha calma. Mais vale perder um dia de treino do que estar meses parado. Sem o devido cuidado uma dorzinha pode virar um grande problema no futuro.

-Calçados: Escolher o calçado certo para praticar a atividade é importante pois pode evitar lesões de tornozelo. Um tênis de tamanho certo para os seus pés, que seja confortável e que dê estabilidade e segurança é o ideal para evitar problemas.

-Stress: Um atleta estressado com situações do dia-a-dia não suporta bem os esforços durante a atividade, ficando vulnerável ao surgimento de lesões.

II . 2 - Sinais e Sintomas

Lombalgias: Dores fortes causadas na região da coluna lombar por excesso de hiperextensão do tronco no movimento de arremesso na fase área, como esse movimento é realizado por varias vezes no treino o atleta acaba tendo uma sobrecarga na região lombo-sacra gerando assim a lombalgia.

Tendinite de cotovelo e punho: A tendinite que é uma inflamação do tendão do bíceps e radial ou ulnar, devido ao excesso dos movimentos repetitivos de arremessos.

Luxação dos dedos e da mão: No contato com a bola, pode atingir altas velocidades e no momento de bloqueio da bola por parte dos defensores e do goleiro são os maiores responsáveis por essa lesão.

Entorse de tornozelo: Geralmente são causados no momento que o atleta retorna do salto e tem o impacto com o chão, isso é que acaba lesionando o tornozelo.

Lesão no Ombro: A articulação do ombro será acometida no momento do arremesso onde o atleta faz uma rotação externa com uma abdução, sobrecarregando o manguito rotador.

III - PREVENÇÃO

A prevenção das lesões na pratica do handebol não é um objetivo fácil de ser realizado, e requer aprofundamento no estudo da modalidade, identificação dos fatores etiológicos das lesões para a aplicação de medidas preventivas que devem ser averiguadas após um determinado período de tempo.

O uso de equipamento para proteção do atleta, considerando um dos fatores de prevenção, não é regulamentado no handebol, e seu uso varia muito com a posição em que o jogador atua.

O goleiro é o que mais faz uso de equipamentos de proteção, como roupas acolchoadas, joelheiras, cotoveleira além do protetor para a genitália.

O atleta que mais frequentemente usa a tornozeleira é o ponta, talvez pela grande quantidade de saltos executados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com