TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hierarquia

Resenha: Hierarquia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Resenha  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  247 Visualizações

Conceito de Hierarquia

Em termos gerais, o conceito de hierarquia designa uma forma de organização de diversos elementos de um determinado sistema, em que cada um deles é subordinado do elementoque lhe está imediatamente acima (excepto, obviamente o primeiro que não é subordinado de nenhum dos outros).

O conceito de hierarquia é também amplamente aplicado à gestão das organizaçõespara designar a cadeia de comando que se inicia nos gestores de topo e segue até aos trabalhadores não gestores, passando sucessivamente por todos os níveis da estrutura organizacional. É, portanto,através da hierarquia que se estabelecem as relações de autoridade formal entre superiores e subordinados e que é definida a estrutura organizacional em qualquer organização.

Conceito deEstrutura Hierárquica

A estrutura hierárquica é um tipo de estrutura organizacional baseada apenas em critérios de hierarquia. A utilização deste tipo de estrutura apenas tem alguma possibilidadede sucesso em organizações de pequena dimensão e que utilizem mão-de-obra com baixas qualificações e em que não exista necessidade de especialização. As vantagens mais visíveis deste tipo de estruturaé a sua grande simplicidade, facilitando a coordenação e o controle das atividades e possibilitando uma maior rapidez na tomada de decisões. Como desvantagens destacam-se o fato de não permitir aespecialização do pessoal e, em simultâneo, levar a uma excessiva centralização da autoridade no topo da hierarquia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com