TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Avicultura No Brasil

Artigo: Historia Da Avicultura No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  1.486 Visualizações

Página 1 de 7

HISTÓRIA DA AVICULTURA NO BRASIL

No Brasil, a avicultura emprega mais de 3,6 milhões de pessoas, direta e indiretamente, e responde por quase 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

A importância social da avicultura no Brasil se verifica também pela presença maciça no interior do país, principalmente nos estados do Sul e Sudeste. Em muitas cidades a produção de frangos é a principal atividade econômica.

Em 2011 a produção brasileira atingiu a marca histórica de 13,058 milhões de toneladas, garantindo ao Brasil uma posição entre os três maiores produtores mundiais de carne de frango, com Estados Unidos e China.

Desse total, cerca de 69% permanecem no mercado interno, o que comprova a força dessa indústria para o país. O consumo per capita de carne de aves no Brasil está em aproximadamente 39 quilos por ano.

AGRONÉGOCIOS

A avicultura brasileira é a mais social das atividades agropecuárias, fixa o homem no campo e tem a melhor remuneração média pessoal do segmento, o crescimento vertiginoso do setor tornou-se um case de sucesso do agronegócio nacional, comentado no mundo inteiro.

Entre as razões que explicam esse resultado estão questões geográficas brasileiras, como 3,3 mil horas de sol ao ano, 20% da água disponível no mundo, e a disponibilidade de terras para plantio de grãos, que alimentam os frangos − há 815 milhões de hectares livres para esse fim e 47 milhões de hectares utilizados. Outras questões centrais são o modelo de criação avícola, composto por minifúndios − que contribuiu para manter a população produtora no campo, e a união entre diferentes empresas para compor um pool de exportação, em uma época em que o comércio exterior não fazia parte do contexto avícola.

5 milhões de pequenas propriedades no brasil,

4,5 milhões de brasileiros envolvidos na cadeia

Das 32 empresas exportadoras: 286.000 empregos de fabrica

No Rio Grande do Sul são 10.303 integrados e 32.612 aviários

No Paraná são 14.693 integrados

Em Santa Cataria são 17 mil integrados.

EXPORTAÇÃO

Com a valorização do dólar e a possibilidade de explorar a abertura do mercado mexicano, as vendas externas de carne de frango deverão crescer de 2% a 3% neste ano e atingir volume recorde de cerca de 4 milhões de toneladas.

Líder na oferta mundial, o Brasil exportou 2,23 milhões de toneladas de carne de frango, de janeiro a julho, com alta de 3,1% sobre o mesmo período do ano passado, o que rendeu aos empresários do setor US$ 4,77 bilhões. A receita supera em 8,8% a de igual período do exercício anterior. O principal destino continua sendo o Oriente Médio, para onde seguiram 870 mil toneladas, volume 9,8% acima do registrado nos primeiros sete meses de 2012.

O estado do Paraná teve a maior participação nos embarques, com 28,4%, seguido por Santa Catarina, com 24,2%, pelo Rio Grande do Sul, com 18,5%, e por São Paulo, com 5,9%.

OPORTUNIDADE

Consumo de grãos, agua e tempo para produzir 1 kl de carne.

• VACA= 4 kl de milho, 16.000 litros de agua, 365 dias.

• PORCO= 3 kl de milho, 6.000 litros de agua, 180 dias.

• FRANGO= 2 kl de milho, 3.000 litros de agua, 42 dias.

2010 2020 AUMENTO

EUA 16,2 20,3 25%

BRASIL 11,4 16,5 45%

MEXICO 2,9 4,1 40%

ARGENTINA 1,6 2,4 50%

MUNDO 74 98 33%

AMEAÇAS

Obstáculos para o agronegócio:

• Infra-estrutura e logística

• Carga tributaria

• Taxa de câmbio

• Barreiras Comerciais/ Protecionista

• Questões Ambientais

• Questão Sanitária

• Crédito rural

• Questões fundiárias

• Seguro Rural

SUSTENTABILIDADE

A indústria brasileira de carne de aves está concentrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, longe do bioma amazônico – o mais rico e importante bioma – e os produtores adotam práticas para controlar o impacto de suas atividades ao meio ambiente.

A produção de carne de aves no Brasil se preocupa com o meio ambiente e as empresas do setor possuem seus próprios programas de controle ambiental, os quais estão sempre sob o olhar atento de importantes mercados consumidores.

Um recente estudo mostrou que a produção de carne de aves é a que menos consome energia, água, emite menos gases de efeito estufa e tem menor impacto sobre o solo, comparado com a produção de bovinos e suínos.

Tudo isso mostra que a avicultura brasileira é líder não só em qualidade, mas também em sustentabilidade.

EXELÊNCIA SANITÁRIA

A sanidade é um dos grandes atributos do frango brasileiro. No Brasil o uso de hormônios é proibido na produção de aves e, além disso, toda a produção é submetida a um rigoroso controle de resíduos de medicamentos, o qual está dentro do Plano de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNRC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Também se destaca o fato de o Brasil não ter registrado um único caso de Influenza Aviária de alta patogenicidade, graças aos rígidos controles estabelecidos pelo Plano Nacional de Influenza Aviária, também do Ministério da Agricultura, e do esforço contínuo e incessante das empresas do setor para garantir a segurança dos plantéis.

SISTEMA DE INTEGRAÇÃO

O sistema de integração implantado nos anos 1960 viabilizou a consolidação da produção em cadeia, harmonizando a atividade dos criadores com a dos abatedouros. Estima-se que 90% da avicultura industrial brasileira esteja sob o sistema integrado entre produtores e frigoríficos.

Essa integração consiste em um apoio permanente aos avicultores com o assessoramento de agrônomos, veterinários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com