TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação No Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Historia Da Educação No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  5.054 Palavras (21 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 21

ATPS: Historia da Educação no Brasil.

Integrantes do Grupo:

Vanuza Teixeira de Moraes – RA: 409251.

Maria José de Souza Ferreira Rabelo – RA: 408732.

Luciana Faustino Ferreira – RA 411281.

Tutora Presencial: Silvana do Nascimento Ribeiro.

Hortolândia/SP. Abril 2014

Sumario

Introdução--------------------------------------------------------------------------------------------------3

Somos feitos de tempo?----------------------------------------------------------------------------------4

Origem da educação Escolar no Brasil-----------------------------------------------------------------4

Linha Cronológica da Educação no Brasil-------------------------------------------------------------5

Historia do colégio IASP de Hortolândia--------------------------------------------------------------9

Conclusão-------------------------------------------------------------------------------------------------11

Referências Bibliográficas------------------------------------------------------------------------------12

Introdução

A educação brasileira evolui em saltos desordenados, em diversas direções, que buscamos elencar e relacionar nesse trabalho.

É um tema bastante amplo e com uma diversidade de conhecimentos que foram aperfeiçoados com o passar do tempo, grandes estudiosos se dedicaram em seu desdobramento para um aprendizado com mais qualidade e clareza.

O desdobramento desta pesquisa nos leva a uma viagem ao passado que mesmo diante de muitas dificuldades não houve desistências e sim persistências para uma educação melhor nos dias atuais.

SOMOS FEITOS DE TEMPO?

Sim Somos feitos de tempo, pois somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam com o passar do tempo, quando olhamos para o passado sabemos de onde veio nossa cultura, costumes e feitos. Como dizia Paulo Freire “(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos para saber o que seremos”. “A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares”.

A memória da historia é uma herança de uma geração para a nova geração. Se não existisse uma historia ou uma preservação como saberíamos quem foram nossos antepassados como eles viviam e qual era sua cultura e em que acreditavam? Cada povo tem sua herança cultural do passado e estabelece metas e mudanças, pois o que era bom no passado pode ser ruim no presente. Por isso nossas metas e planos para o futuro podem ser mudados e reescritos.

Para conhecermos a lógica das identidades devemos levar em conta a história, pois ela explica o processo da ideia e do conceito cultural, ético e religioso de cada lugar. A história é o caminho para ajudar as pessoas e a comunidade na construção da melhoria da educação ou quem sabe um novo modo de educação. A preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural é necessária, pois é o testemunho vivo da herança cultural de gerações passadas que exerce papel fundamental no momento presente e se projeta para o futuro, transmitindo às gerações por vir às referências de um tempo e de espaços singulares, que jamais serão revividos; mas revisitados, criando a consciência da comunicação da história (ICOMOS, 1980).

Desta forma, estudar história da educação é compreender o presente, e intervir no futuro através do estudo do passado.

ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCAOLAR NO BRASIL

|A ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica

A história da educação no Brasil evolui a partir de fatos marcantes como a chegada dos portugueses ao território do novo mundo que trouxeram; com um padrão de educação próprio da Europa. Porém, é válido ressaltar que a educação que se praticava entre as populações indígenas não tinha as marcas repressivas do modelo educacional europeu. O Brasil era uma colônia de economia agrícola, e para desempenhar funções na agricultura não se exigia formação especial, a educação não era meta a ser atingida. Mesmo assim, encaminharam missionários para converter os índios em cristãos, para além de difundir a religião uniformizar a fé e a consciência visando garantir uma unidade política.

A educação indígena foi iniciada com a chegada dos jesuítas. Duas semanas, após sua chegada, criaram a primeira escola elementar, em Salvador. Dedicavam-se a pregação da fé e ao trabalho educativo. Os jesuítas trouxeram consigo: moral, costumes, religiosidade europeia e os métodos pedagógicos. Este método funcionou durante 210 anos (1549-1759), quando uma nova ruptura marca a história da educação no Brasil: a expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal. Os interesses da Corte iam além de formar servidores aos interesses da fé, tinham por objetivo formar servidores ao interesse do Estado, pensando em reerguer Portugal da decadência frente às outras nações europeias. Tentaram-se aulas régias, subsídios literários, mas o caos continuou até que a Família Real resolveu transferir o Reino para o novo mundo. Na verdade não se conseguiu implantar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com