TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Moeda

Exames: Historia Da Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 10

SUMARIO

1- INTRODUÇÃO ..........................................................................................................1

2- METODOLOGIA DE PESQUISA ............................................................................2

3- HISTORIA DA MATEMATICA FINANCEIRA ......................................................3

3.1. Origem e criação da Moeda e Operações comerciais ..........................................3

3.2. História das cobranças de juros ...........................................................................4

4- PESQUISA DE CAMPO ...........................................................................................5

4.1. Tabela de Produtos Financeiros e suas Taxas .....................................................5

5- INFLAÇÃO ...............................................................................................................6

5.1. Metodologia de Apuração de Inflação e Índices de Preços ................................6

5.2. Aplicação da Correção Monetária e calculo da Rentabilidade Real ..................6

6- CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................8

7- REFERENCIAS ........................................................................................................9

1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico faz parte da Atividade Estruturada, a qual será totalmente elaborada no segundo período de provas, de acordo com o plano de ensino da disciplina correspondente.

Este trabalho refere-se ao estudo da Pratica da Matemática Financeira, focando na Origem da Moeda, das operações comerciais e da Pratica de Juros utilizados até hoje.

É objetivo deste trabalho apresentar taxas referentes à produtos financeiros, à politica de inflação—Metodologia e Combate--, o uso da Correção Monetária e o calculo da Rentabilidade real em aplicações financeiras.

1

2-METODOLOGIA DE PESQUISA

A formulação do trabalho acadêmico deu-se através de pesquisas realizadas por sites, os quais estão especificados em cada artigo, de acordo com o sumario.

Por motivos de greves da classe de bancários foi impossível executar a pesquisa de campo formalmente, sendo este executado através de pesquisas online nos sites de várias Entidades financeiras. Dentre tantas pesquisas, escolhemos o Banco Itaú Unibanco, por apresentar maiores informações atendendo as necessidades presente na atividade, a tabela apresentada é baseada na tabela já apresentada pelo banco no site.

Toda a pesquisa foi realizada via internet, por apresentar maior acessibilidade a tantas informações e conteúdos claros com fácil compreensão.

2

3-HISTORIA DA MATEMATICA FINANCEIRA E COMERCIAL

3.1 ORIGEM E CRIAÇÃO DA MOEDA E OPERAÇÕES COMERCIAIS

A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução.

No início não havia moeda. Praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor.

As mercadorias utilizadas para escambo geralmente se apresentam em estado natural, variando conforme as condições de meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo a necessidades fundamentais de seus membros. Nesta forma de troca, no entanto, ocorrem dificuldades, por não haver uma medida comum de valor entre os elementos a serem permutados.

Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas do que outras. Aceitas por todos, assumiram a função de moeda, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor. Eram as moedas–mercadorias.

O gado, foi dos mais utilizados pois apresentava vantagens de locomoção própria, reprodução e prestação de serviços; O sal foi outra moeda–mercadoria, era muito utilizado na conservação de alimentos; no Brasil, entre outras, circularam o cauri – trazido pelo escravo africano –, o pau-brasil, o açúcar, o cacau, o tabaco e o pano, trocado no Maranhão, no século XVII, devido à quase inexistência de numerário, sendo comercializado sob a forma de novelos, meadas e tecidos.

Quando o homem descobriu o metal, logo passou a utilizá-lo para fabricar seus utensílios e armas anteriormente feitos de pedra. Por apresentar vantagens era trocado sob as formas mais diversas.

Surgem, então, no século VII a.C., as primeiras moedas com características das atuais: são pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor. Os primeiros metais utilizados na cunhagem de moedas foram o ouro e a prata. Durante muitos séculos os países cunharam em ouro em suas moedas de maior valor, reservando a prata e o cobre para os valores menores. Estes sistemas se mantiveram até o final do século dezenove, quando o cuproníquel e, posteriormente, outras ligas metálicas passaram a ser muito empregados, passando a moeda a circular pelo seu valor extrínseco, isto é, pelo valor gravado em sua face, que independe do metal nela contido.

Com o advento do papel-moeda a cunhagem de moedas metálicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com