TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do desenvolvimento da tecnologia desde a pré-história até o surgimento de chamas de engenharia modernas

Trabalho acadêmico: História do desenvolvimento da tecnologia desde a pré-história até o surgimento de chamas de engenharia modernas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES CLARETIANAS

Introdução à Engenharia.

Atividade 01.

Jean Carlos Moscardini. RA: 1143492

30/08/2014

“Todos poeta é necessariamente um engenheiro.” (Kleber Novartes).

1. SUMÁRIO

2. OBJETIVO. 2

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES. 3

3.1. Analise a história da Engenharia e descreva sua trajetória. 3

3.2. Como surgiram as escolas de Engenharia no Brasil? 3

3.3. Descreva a área da Engenharia com a qual você mais se identifica e justifique. 5

4. E-REFERENCIAS. 5

2. OBJETIVO.

Este trabalho tem como objetivo principal descrever a história da engenharia desde a pré-história até o surgimento da chama engenharia moderna e o surgimento das escolas de engenharia no Brasil.

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES.

3.1. Analise a história da Engenharia e descreva sua trajetória.

A história da engenharia começa desde que o mundo existe. Desde a pré-história se é capaz de observar a capacidade do ser humano em transformar elementos da natureza e empregá-los para determinado fim.

Diversos povos antigos, como os Egípcios que construíram as pirâmides, os Gregos que eram especialistas em portos por conta de sua posição geográfica, os Romanos que possuíam conhecimento em construção de templos, pontes e torres, são exemplos clássicos que a engenharia é tão antiga como a própria população.

No entanto, estes povos utilizavam o empirismo para realizar suas construções e só no século XVIII se foi capaz de mudar o rumo desta história. A partir desta data, com o desenvolvimento da matemática, com a compreensão dos desenvolvimentos dos fenômenos físicos e com a possibilidade de se registrar, através da escrita, os resultados dos trabalhos, surge o que se chama de Engenharia Moderna.

Resumindo, a Engenharia Antiga está baseada no empirismo, ou seja, na experiência prática acumulada e adquirida de seus ancestrais, principalmente nos seus mestres. Já a Engenharia Moderna está baseada na utilização de técnicas e conhecimentos científicos, transmitidos de forma escrita à novas gerações, para a solução dos problemas.

3.2. Como surgiram as escolas de Engenharia no Brasil?

A primeira escola de engenharia no Brasil foi a Academia Real de Artilharia, Fortificação e Desenho (1790), na cidade do Rio de Janeiro, autorizada pela Rainha D. Maria I em Portugal. Foi a primeira escola de engenharia das Américas e a terceira do mundo. Mudou de nome varias vezes ao longo dos anos até deixar de formar somente engenheiros militares e passou a formar também engenheiros civis, passando a se chamar, em 1874, Escola Politécnica do Rio de Janeiro.

A partir desta data surgiram diversas escolas como:

 A Escola de Minas de Ouro Preto, em 1876, no mesmo padrão da École de Mines de Paris e a École Normale Supérieure.

 A Escola Politécnica da Bahia, em 1887. Incorporada pela Universidade Federal da Bahia em 1946.

 A Escola Politécnica de São Paulo - POLI, em 1893. Tinha linha germânica e valorizava o ensino prático.

 A Escola de Engenharia de Pernambuco, em 1895. Extinta em 1903, sendo substituída por outra instituição, atual Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco;

 A Escola de Engenharia Mackenzie, em 1896. Ligada inicialmente à Universidade de New York e hoje vinculada à Universidade Presbiteriana Mackenzie A Escola Nacional de Engenharia, em 1937;

 A Escola de Engenharia de Porto Alegre, em 1896. Em 1931 Universidade Técnica e hoje Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

 A Escola de Engenharia, do Rio de Janeiro, em 1965;

 A Escola Politécnica de Pernambuco - POLI, em 1912. Incorporada pela Universidade de Pernambuco em 1991.

A escola de engenharia no Brasil teve influencia direta do exercito. Abaixo, tabela ilustrando a formação de engenheiros antes e após o controle militar.

Fonte: http://www.abenge.org.br . Acesso em 30/08/2014.

3.3. Descreva a área da Engenharia com a qual você mais se identifica e justifique.

Formado em eletrotécnica e eletrônica, com curso superior em tecnologia, fica claro o motivo de optar pelo curso de engenharia elétrica. Mas, sinceramente, a área que mais me identifico é a civil. Fico admirado com viadutos, pontes e estradas construídas com as mais diversas dificuldades.

Gosto de matemática e física, então fico tentando entender qual a lógica de determinada estrutura, onde está apoiada, qual tipo de fundação, onde originou etc.

Por fim, me identifico com a área de civil porque a partir de uma idéia desenhada em um pedaço de papel, é possível realizar o sonho de alguém ou de uma população.

4. E-REFERENCIAS.

Engenharia, Origens e Evolução. Disponível em: < http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2007/artigos/178-Ana%20J%C3%BAlia%20Ferreira%20Rocha.pdf >. Acesso em: <30/08/14>.

Origem da Engenharia no Brasil. Disponível em: http://www.poli.br/index.php?option=com_content&view=article&id=594&Itemid=270>. Acesso em: <30/08/14>.

História da Engenharia no Brasil. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABoQAAE/historia-engenharia-no-brasil>. Acesso em: <30/08/14>.

História da Engenharia. Disponível em: <http://www.pb.utfpr.edu.br/frr/pagina/IE/slides/historia.pdf>. Acesso em: <30/08/14>.

História da Engenharia. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe4ToAI/historia-engenharia?part=3>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com