TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do futebol

Projeto de pesquisa: História do futebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

Histórico do futebol

O início da prática do futebol no Brasil foi realizado pela elite da sociedade. Somente nos clubes ingleses e nos clubes sociais frequentados por uma camada social mais elevada é que se podia jogar futebol de maneira organizada.

Faça um relato dos seguintes aspectos:

1. A importância da indústria na expansão do futebol da Inglaterra para o mundo.

Antigamente na Inglaterra o Futebol era praticado apenas nas escolas da elite inglesa. Porem era preciso regulamentar esses jogos também entre as classes mais "baixas" da sociedade inglesa. Então com a primeira Revolução Industrial. A classe operária já estava praticamente consolidada e já começava a praticar o futebol, principalmente nos horários livres. Porém, tais jogos eram muito violentos e não tinham regras algumas às vezes. Onde a violência do esporte fazia com que a produção do operariado caísse, devido a lesões e cansaços, então era preciso, regulamentar esses jogos, para torná-los menos violentos e trazê-los para dentro da esfera do controle do Estado. Podemos perceber que a regulamentação das regras do Futebol, e outros jogos, veio em um momento histórico onde o operariado começa a reivindicar os seus direitos e começavam a se tornar uma classe política. Nada melhor para a burguesia industrial do que controlar, a partir da criação de regras, um jogo em que a maioria proletária praticava.

Enfim, em 1863 foi fundada na Inglaterra a Football Association, fazendo com que se criassem regras para a prática do jogo entre as equipes. Formavam-se assim tabelas, datas dos jogos, ou seja, controlava-se a prática. Os times eram formados pelas fábricas espalhadas pelas diversas cidades do país. Os jogadores destes times eram os próprios funcionários destas fábricas, que disputavam jogos, geralmente nos sábados à tarde (tradição existente até hoje no Campeonato Inglês de Futebol) no dia em que tinham folgas. Muitas pessoas iam assistir a esses jogos.

Podemos observar que, o futebol se tornou uma forma de identificação para as massas trabalhadoras das grandes cidades inglesas. Os times se tornaram um objeto em que as pessoas encontravam o seu igual, encontravam seus objetivos e sonhos, tão maltratados pelo trabalho árduo nas fábricas durante a semana. O futebol faz com que todos saiam ganhando. Tanto as grandes massas, que encontram nele certa identidade, quanto pela burguesia, que o utiliza para regulamentar a sociedade e a massa proletária.••.

O século XIX pode ser considerado o século do imperialismo inglês pelo mundo. Assim como o comércio inglês se expandiu pelo mundo, os seus aspectos culturais também. E com o futebol não foi diferente.

2-O início da prática do futebol no Brasil pelos negros e a influência ocasionada por esta mudança.

No início o futebol era proibido, para negros, mestiços, mulheres e brancos pobres.

Porem a partir de 1920 essas historia começou a mudar, onde ocorreu uma democratização e popularização do futebol. Porem alguns dirigentes ainda eram conservadores e racistas o que durante um tempo fez com que o futebol permanecesse no amadorismo.

O Clube de Regatas Vasco da Gama foi o primeiro clube a permitir jogadores negros em seus times. Com a ascensão do time, especialmente após a conquista do campeonato carioca de 1923, os demais clubes logo perceberam que poderia ser um bom negócio permitir a inclusão da classe mais humilde em seus times.

Esses fatores tiveram influencia direta na profissionalização do futebol e a igualdade racial dentro de campo, onde os jogadores começaram a serem vistos como um coletivo, e não de forma individual pela sua classe social ou sua cor.

Histórico do futsal

Há uma “polêmica” envolvendo Brasil e Uruguai em relação ao país responsável pela “criação” do futsal. Realize uma pesquisa sobre o tema e dê sua opinião sobre o assunto.

Vários autores discutem sobre a origem do futsal, porem todos são unanimes em dizer que o futsal deu origem no Uruguai, criado pelo professor JUAN CARLOS CERIANE GRAVIER, da ACM de Montevidéu.

Contudo ele era praticado no Uruguai de forma lúdica, onde só no Brasil é que ouve a organização através da criação das Federações de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com