TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem Cultura E Sociedade

Artigo: Homem Cultura E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  2.729 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

RODRIGO COSTA CASALI

MACROECONOMIA E MACROENCONOMIA; METODOS QUANTITATIVOS; ETICA, POLITICA E SOCIEDADE; SEMINARIO

Eunápolis

2013

RODRIGO COSTA CASALI

MACROECONOMIA E MACROENCONOMIA; METODOS QUANTITATIVOS; ETICA, POLITICA E SOCIEDADE; SEMINARIO

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná – 2º Semestre, para as disciplinas de Fundamentos e Microeconomia e Macroeconomia; Métodos quantitativos; Ética, Politica e Sociedade; Seminário .

Eunápolis

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................. 03

2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................... 04

2.1. Abordagem Clássica, Humanista e Comportamental da Administração.. 04

2.2. Elementos e eficácia da comunicação na Administração ........................ 05

2.3. A relação homem-espaço e o surgimento do capitalismo........................ 06

2.4. As teorias da motivação e o desempenho do ciclo motivacional............. 07

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................. 08

REFERÊNCIAS............................................................................................... 09

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho é fruto de uma das exigências do Curso de Bacharelado em Administração, oferecido pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná – no 1º Semestre, através das disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade e, Comportamento Organizacional, onde pode-se adquirir maiores conhecimentos acerca da área da Administração.

Visando alcançar maior conhecimento sobre a abordagem Clássica, Humanista e Comportamental das teorias da Administração, faz-se necessário desenvolver um breve contexto histórico desta área do conhecimento, buscando ainda trazer algumas elucidações acerca do conceito e origem do termo “Administração”, que por sua vez, é de fundamental importância para o desenvolvimento de empresas de diversos setores, bem como na adequação da prestação de serviços públicos.

Para tanto, é imprescindível que o profissional em Administração esteja apto e conhecedor dos elementos e eficácia da comunicação no desenvolvimento do seu trabalho, uma vez que esta possui quatro funções na organização, tanto de empresas privada, quanto nos setores públicos, sendo eles: o controle, a motivação, a expressão emocional e informacional.

Além disso, pretende-se abordar sobre a relação social homem-espaço, uma vez que, desde os primórdios, para garantir sua sobrevivência, o homem vem transformando o ambiente e, desenvolvendo meios de organização, inclusive econômica, como é o caso do surgimento do capitalismo.

Ainda convém destacar a importância das teorias da motivação, a motivação e sua relação com e o desempenho e o ciclo Motivacional, pois para que a pessoa possa desenvolver de forma produtiva, o seu trabalho, é fundamental que ela se sinta motivada, o que favorece o clima organizacional. Nesse sentido, a administração tem a responsabilidade de criar um clima no qual as pessoas são motivadas a trabalhar de boa vontade e de forma eficaz.

2. A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO

2.1. Abordagem Clássica, Humanista e Comportamental da Administração

Na busca por maior entendimento acerca da abordagem Clássica, Humanista e Comportamental das teorias da Administração, faz-se necessário compreender melhor sobre o conceito e história desta área do conhecimento.

Tendo em vista que a Administração é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar, pode-se perceber que está é a área do conhecimento que, fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tem por objetivo o alcance de maximização de lucros ou adequação da prestação de serviços públicos.

É de extrema importância destacar que a Administração tem seu surgimento marcado, entre os sumérios, ainda na antiguidade. Contudo:

Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A Igreja pode ser considerada uma organização mais formal, mais eficiente da civilização Ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre o comportamento pessoal de seus fiéis. As Organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com