TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem Cultura E Sociedade

Trabalho Universitário: Homem Cultura E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO: 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na Administração Científica a abordagem era, fundamentalmente operacional (homem/máquina). Abordagem Humanística ocorre com o aparecimento da da Teoria das Relações Humanas, nos EUA, a partir da década de 1930. Enfatiza o homem e seu grupo social, dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos. A Abordagem Humanística divide-se em: Teoria Transitiva da Administração, Teoria das Relações Humanas. A abordagem comportamental marca a mais forte ênfase das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e flexíveis para aos problemas organizacionais. A comunicação acontece toda vez que alguém envia uma mensagem a alguém. Denominam-se emissor e receptor. A mensagem é o conjunto de informações transmitidas. Uma primeira leitura do termo de ideologia surge em 1801, através do trabalho de Destutt de Tracy, intitulando elementos de ideologia, que propunha a elaboração de uma ciência da gênese das ideias.

Alguns acontecimentos marcarão o surgimento do capitalismo, acontecimentos esses que datam do inicio do século XV ate o final do século XVIII, que desemboca em uma nova forma de produzir a realidade social. As Teorias da Motivação foram desenvolvidas na segunda metade do século XX, e estão em constante pesquisa. Muitos estudiosos caracterizam estas teorias como do estudo da “Satisfação”.

TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Surgiu na França o pilar da Escola Clássica, comandado por Henry Fayol - engenheiro -, nascido na Grécia e educado no França, onde trabalhou e desenvolveu seus estudos.

Na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores a ênfase é posta na estrutura da organização. O objetivo é buscar a maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa.

A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na Administração Científica a abordagem era, fundamentalmente operacional (homem/máquina).

Segundo Fayol, a Administração não se refere apenas ao topo da organização: existe uma proporcionalidade da função administrativa, que não é privativa da alta cúpula, mas, ao contrário, se distribui por todos os níveis hierárquicos. Segundo ele, tudo em Administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso. Os princípios que regulam a empresa devem ser flexíveis e maleáveis, e não rígidos.

A Teoria Clássica de Fayol concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem. Assim, a estrutura e a forma de organização marca a essência da Teoria Clássica, como concebida por Fayol.

Abordagem Humanística da Administração

Abordagem Humanística ocorre com o aparecimento da da Teoria das Relações Humanas, nos EUA, a partir da década de 1930.

Teve seu início num período difícil marcado por recessão econômica, inflação, elevado desemprego e forte atuação dos sindicatos.Surgiu graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente da Psicologia e, em particular, a Psicologia do Trabalho, que por sua vez, desenvolveu-se em duas etapas: a análise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho; e a adaptação do trabalho ao trabalhador

Enfatiza o homem e seu grupo social, dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos. A Abordagem Humanística divide-se em:

- Teoria Transitiva da Administração

- Teoria das Relações Humanas

Abordagem Comportamental da Administração

Todavia, é a partir da década de 1950 que se desenvolve inicialmente, nos Estados Unidos, uma nova concepção de administração, trazendo novos conceitos, novas variáveis e, sobretudo, uma nova visão da teoria administrativa baseada no comportamento humano nas organizações.

A abordagem comportamental marca a mais forte ênfase das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e flexíveis para aos problemas organizacionais. Esta abordagem originou-se das ciências comportamentais e, mais especificamente, da psicologia organizacional. É com a abordagem comportamental que a preocupação com a estrutura se desloca para a preocupação com os processos e com a dinâmica organizacional, isto é, com o comportamento organizacional. Aqui ainda predomina a ênfase nas pessoas, inaugurada com a Teoria das Relações Humanas, mas dentro de um contexto organizacional.

A Teoria Comportamental defendia a valorização do trabalhador em qualquer empreendimento baseado na cooperação, buscando um novo padrão de teoria e pesquisa administrativas. Foi bastante influenciado pelo desenvolvimento de estudos comportamentais em vários campos da ciência, como a antropologia, a psicologia e a sociologia. Adotando e adaptando para a administração conceitos originalmente elaborados dentro dessas ciências, propunha-se fornecer uma visão mais ampla do que motiva as pessoas para agirem ou se comportarem do modo que o fazem, particularizando as situações específicas do indivíduo no trabalho.

Elementos da comunicação

A comunicação acontece toda vez que alguém envia uma mensagem a alguém. Denominam-se emissor e receptor. A mensagem é o conjunto de informações transmitidas. O canal é o veículo através do qual a mensagem é enviada: os sons, as imagens, os meios eletrônicos. A comunicação se dá num contexto e faz parte da nossa cultura, da forma como vemos o mundo.

A comunicação verbal é um processo dinâmico, em que ocorre a interdependência do emissor e do receptor:

QUEM DIZ: emissor- aquele que emite a mensagem.

A QUEM DIZ: receptor- aquele que recebe a mensagem.

O QUE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com