TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hábitos infatis

Por:   •  7/4/2015  •  Resenha  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

                    Hábitos infantis na sociedade de consumo

Atualmente, a geração infanto-juvenil vem sofrendo transformações profundas se comparada as gerações anteriores no sentido do seu comportamento e seus gostos, experimento uma gama de novas tecnologias e sendo bombardeada com uma infinita fonte de informações por meio principalmente da internet, que está a cada dia sendo mais socializada e democratizada para as pessoas.
A educação de uma criança não cabe apenas aos pais. A vivência delas em seu bairro, escola ou comunidade podem ter um impacto no amadurecimento e desenvolvimento dela. Aos pais cabe decisões que melhor contribuam para a boa formação do seu filho e dizer não a ele não é tão simples quanto dizer a um viciado para dizer não as drogas, porém não se deve ceder a todos os caprichos dele quando ele usa do fator amolação ou popularmente conhecido como “poder de importunar”, quando a criança pede tanto aos pais que eles acabam sendo “vencidos pelo cansaço” e cedendo aos gostos e desejos do filho.
A falta ou pouca comunicação dos pais com seus filhos aumenta essa influência da mídia sobre as crianças, pois ela está exposta durante todo o dia para manipular seus desejos, enquanto os pais, com uma rotina geralmente intensa de trabalho fora de casa, não tem um poder maior sobre os limites delas, ou seja, os veículos de comunicação vão estar mais presentes no cotidiano da criança do que os próprios pais, ditando o modo como aquela criança vai se comportar, incentivando-as para influenciarem os pais para a compra daquilo que está sendo divulgado para elas.
Os pais acabam por ceder os anseios da criança pois se sentem culpados por não estarem frequentemente presentes na vida de seus filhos, sendo a realização dos desejos deles a forma que os pais encontram de recompensar essa falta de presença e diminuir a culpa frente as suas atitudes com a criação de seus filhos.
Cabe aos pais, atitudes que minimizem os efeitos negativos e as ofertas da mídia sobre as crianças. As influências da mídia podem ser muitos perigosas desde a etapa infantil de vida, pois já nessa fase existe o materialismo e a impulsividade dos atos, que sob intensa submissão aos valores impregnados pela mídia, tornam-se indivíduos  inconsequentes caso não haja intervenção precoce dos pais sobre essa questão.

                                          [pic 1]

                                    Bruna Heloisa Vilela (02320002482)

[pic 2]

                                                           Palmas - TO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (350.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com