TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIDADE E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Dissertações: IDENTIDADE E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  1.103 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Ao longo da história educacional brasileira, o pedagogo apresenta-se como um profissional com várias características partiu das dificuldades encontradas pelo pedagogo na organização e na efetivação de sua prática no interior da escola. A diversidade de funções que são determinadas através das

ocorrências conflituosas do cotidiano escolar, ocupam a maior parte do tempo deste profissional, que acaba secundarizando a sua função específica, em detrimento a outras de cunho pedagógico ou não.

Buscando suprir as necessidades educacionais vivenciadas em cada momento histórico, o pedagogo, tornou-se um profissional mencionado nas leis de diretrizes e bases da educação nacional, ora como especialista, ora como generalista.

Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões teóricas e práticas, referentes ao papel do pedagogo na escola, de forma que possa mostrar a organização sistemática e prática das atividades pedagógicas e administrativas, para tal tomando como base os fundamentos teóricos desenvolvidos nas disciplinas ministradas no Curso de Pedagogia.

A formação do Pedagogo pressupõe uma ação educativa conseqüente que decorra de uma sólida formação teórica, mediada pela reflexão crítica e sistematicamente realizada, tendo a prática como referência. Não se trata de ensinar ou prescrever modelos para a prática educativa entendida apenas como arte de comunicar os conteúdos escolares, mas sim de articular eixos que embasam uma prática transformadora.

Desenvolvimento

O Projeto Político-Pedagógico e o Regimento Escolar, legalizam o

trabalho na escola, servindo-se como ponto de apoio à organização prática. Porém, seus resultados não são observáveis. O Pedagogo ocupa um espaço amplo na unidade de ensino, tornando-se um ponto de apoio às demais funções da escola. Huberman (1986, p. 8), afirma que “Na verdade, os pedagogos não trabalham com uma disciplina científica aplicada, mas com uma situação de múltiplos determinismos” (NÓVOA, 2006, p. 73).

A característica principal deste profissional que é planejar, decidir, coordenar, executar ações, acompanhar e controlar, avaliar as questões didáticas e pedagógicas de forma articulada com os demais profissionais, buscando a efetivação no processo ensino - aprendizagem. É ele que irá articular a organização das práticas pedagógicas e consequentemente a efetivação das propostas. É esse profissional o articulador do processo ensino - aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas. Estando essas características presentes na disciplina o trabalho do pedagogo no trabalho educativo.

O pedagogo é aquele que domina sistemática e intencionalmente as formas de organização do processo de formação cultural que se dá no interior das escolas. [...] Daí a necessidade de um espaço organizado de forma sistemática com o objetivo de possibilitar o acesso à cultura erudita (SAVIANI, 2006, p. 28).

Por isso, a prática administrativa e pedagógica deve orientar-se por

propósitos definidos intencionalmente de forma sistemática, garantindo a concretização das ações pelo coletivo escolar.

É importante reiterar que, quando se busca uma nova organização do trabalho pedagógico, está se considerando que as relações de trabalho, no interior da escola, deverão estar calcadas nas atitudes de solidariedade, de reciprocidade e de participação coletiva, em contraposição à organização regida pelos princípios da divisão do trabalho, da fragmentação e do controle hierárquico. [...] propiciando

a construção de novas formas de relações de trabalho, com espaços abertos à reflexão coletiva que favoreçam o diálogo, a comunicação horizontal entre os diferentes segmentos envolvidos com o processo educativo [...] (VEIGA, 2005, p. 31).

O objetivo é formar um indivíduo com alta capacidade de adaptação às necessidades e as exigências da sociedade, que é muito dinâmica e mutável, principalmente em termos de mercado de trabalho, e que anula qualquer projeto de educação crítico, transformador, destacando aqui a disciplina de Psicologia da educação.

Já na disciplina “Comunicação e Linguagem” a mesma contribuiu para aprimorar sobre as habilidades relativas à compreensão das estruturas e processos lingüísticos da língua portuguesa contribuindo, assim, para o melhor entendimento das mensagens oral ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com