TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO: CONCEITO DE MOVIMENTO

Projeto de pesquisa: INCLUSÃO: CONCEITO DE MOVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

INCLUSÃO: CONCEITO EM MOVIMENTO

O conceito de inclusão não nega o conceito de desigualdade, na verdade defende o convívio dos desiguais de maneira igualitária. É por existirem as desigualdades que o ser humano busca o convívio com iguais e procura se associar a vários grupos. (BATISTA, 2000)

Por sua vez, Sassaki (1997) menciona que a inclusão é o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais, pessoas com deficiência e, simultaneamente estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade.

De acordo com Batista (2004, p.23),

a inclusão social é geralmente almejada não só pelas pessoas com deficiência, mas por todo individuo que se sente excluído, de alguma forma, do convívio social. Os parâmetros para definir o que seja essa inclusão social são vagos ou de difícil quantificação, mas parece evidente que a inclusão social significa mais do que a mera sobrevivência.

O termo inclusão tem sido em muitos casos compreendido de forma equivocada, pois na maioria das vezes é adotado do ponto de vista social como sendo apenas incluir, colocar junto com outros e ponto final. Entretanto, a inclusão é antes de tudo um processo de se auto-analisar, de procurar no outro o que ele tem a nos oferecer, de perceber a forma como vê a vida, as coisas e as pessoas. Portanto, fica patente que a inclusão social engloba a aceitação das diferenças individuais e à valorização de cada pessoa na convivência dentro da diversidade humana.

Sassaki (1997, p.30) considera que:

[...] a idéia de integração surgiu para derrubar a prática da exclusão social a que foram submetidas as pessoas deficientes por vários séculos. A exclusão ocorria em seu sentido total, ou seja, as pessoas eram excluídas da sociedade para qualquer atividade porque antigamente elas eram consideradas inválidas, sem utilidade para a sociedade [...].

De acordo com Batista (2004), a integração social nem sempre proporciona à pessoa com deficiência garantia de inclusão, pois, muitas vezes, existe uma relação baseada na tolerância. Apesar de estarem inseridos no meio social, podendo compartilhar de um mesmo ambiente que as demais pessoas, sofrem algum tipo de segregação.

Segundo Batista et al (2000, p.16):

[...] o sentimento de pertencimento só era possível através de convívio com pares, com seus iguais distante do resto do mundo fechados em associações especializadas. Num determinado momento pensou-se na inclusão como uma luta e conquista individual, não como um direito. Este processo, que depende mais do sujeito e de ele se adaptar às exigências da sociedade, foi denominado integração. E ao contrário, quando se torna uma questão de direitos e de a sociedade se preparar para receber as diferenças, passa se denominar inclusão.

Quando usamos a palavra integração, queremos dar a idéia de que a inserção é parcial e condicionada às possibilidades de cada pessoa. A sociedade consciente da diversidade da raça humana estaria estruturada para atender às necessidades de cada cidadão, das maiorias às minorias, dos privilegiados aos marginalizados. Todos seriam naturalmente incorporados à sociedade que seria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com