TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSPEÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS

Artigo: INSPEÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

INSPEÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS

Segundo a ANVISA, alguns estabelecimentos que possuem Assistência Veterinária, fazem uso de medicamentos, específicos em medicina veterinária e também de linha humana que é de grande serventia nas dosagens e na forma de farmacêutica.

Dessa forma, os medicamentos da linha humana utilizados por médicos veterinários, que possui grande importância para o controle de qualidade, como verificação de data de validade, condições de armanezamento em ambientes secos e limpos e seguindo a orientação do fabricante para conservação.

Se o estabelecimento possuir medicamentos controlados de acordo de acordo com a Portaria SVS/MS 344/98, como medicamentos de controle especial, terá que cumpri as exigências da legislação, ou seja, haverá necessidade das equipes de Vigilância Sanitária fiscalizar os critérios de armanezamentos, conforme a Base Legal:

Lei Federal Nº. 5.991, de 17 de dezembro de 1973, artigo 35, parágrafo único;

Lei Federal Nº. 11.343, de 23/08/2006, artigo 1º parágrafo único e artigo 66;

Portaria SVS/MS Nº. 344, de 12 de maio de 1998;

Portaria Nº. 06, de 29 de janeiro de 1999;

Caso aconteça de haver uma inspeção sanitária no estabelecimento, e encontrar medicamentos de uso veterinários e humano vencidos, sem ter feito procedimentos exigidos pelo fabricante para sua conservação, e estiver irregular ao CONSELHO REGIONAL DO MÉDICO VETERINÁRIO (CRMV) contendo infração a conduta ética profissional, e ter cobrado o valor do medicamento administrado no animal, não tendo resultado esperado no tratamento por conseqüência do armanezamento e validade dos medicamentos. Quando comprovados que os medicamentos estiverem irregular o comerciante será responsabilizado, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Quando não comprovados que os medicamentos estiverem irregulares, a equipe da Vigilância Sanitária deverá seguir com a determinação de que os medicamentos sejam descartados. A segunda medida da equipe e de comunicar através de um Relatório ao CRMV para investigação para o aprimoramento adequado a medicina veterinária pelo profissional em questão.

O uso exclusivo por medicamentos Veterinários sob a fiscalização de quem fabrique e comercialize esta normatizada pelo Decreto Federal n°5053/2004 no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, não sendo de competência da Vigilância Sanitária.

Em caso de fiscalização de medicamentos veterinários vencidos, a Vigilância Sanitária deverá tratá-los como resíduos químicos (Grupo B – RESOLUÇÃO CONAMA 358/2005, RESOLUÇÃO RDC ANVISA 306/2004), fazendo o descarte, e orientando o manejo correto e à segurança para o meio ambiente, em geral. A atuação da Vigilância Sanitária sobre medicamentos em Serviços Veterinários tem como por objetivo de determinar parâmetros para que as medidas sejam compridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com