TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTELIGENCIA HUMANA E EMOCIONAL

Trabalho Escolar: INTELIGENCIA HUMANA E EMOCIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 12

ARTIGO INTELIGÊNCIA HUMANA E EMOCIONAL.

Resumo

Somos seres pensantes. Pensamos sobre as coisas passadas, projetamos nosso futuro resolvemos problemas, criamos, sonhamos, fantasiamos, somos até capazes de pensar sobre nós mesmos. A inteligência é a solução de um problema novo para o individuo é a coordenação dos meios para atingir certo fim, que não é acessível de maneira imediata. Essa capacidade de pensar, da qual somos dotados sempre foi objeto de curiosidade dos filósofos, cientistas e, dentre eles os psicólogos.

A inteligência emocional esta relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar, impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas. O presente artigo tem como finalidade mostrar a importância da Inteligência emocional compreendendo que Inteligência emocional é um conjunto de habilidades e competências que estão aliados com a capacidade de administrar os sentimentos, conhecermos melhor a nos próprios, lidar com os sentimentos do outros e nos colocarmos no lugar do outro, exercitando nossa empatia e o nosso cérebro. A inteligência não é um fator dissociado da personalidade do sujeito, portanto, também se relaciona à hereditariedade, ao temperamento e ao caráter, que é assimilado do meio social.

Palavras Chaves: Inteligência emocional, Pensar, Inteligência, habilidades e cérebro.

Abstract:

We are thinking beings. Think about things past, we design our future we solve problems, create, dream, fantasize, until we are able to think about ourselves. intelligence is the solution to a new problem for the individual is the coordination of the means to achieve a certain end, which is not accessible in a prompt manner. This ability to think, which are endowed always been a curiosity of philosophers, and scientists, including psychologists. Emotional intelligence is related to skills such as motivating yourself and persist through frustration, controlling impulses, channeling emotions to appropriate situations. This article aims to show the importance of understanding that Emotional Intelligence Emotional intelligence is a set of skills and competencies that are allied with the ability to manage feelings, knowing the best in themselves, deal with the feelings of others and put ourselves in place of the other, exercising our empathy and our brain.Intelligence is not a factor dissociated personality of the subject, therefore,is also related to heredity, temperament and character,which

Is assimilated by the social environment.

Key Words: Emotional Inteigence, thinking,intelligence, skils, and brain....

Introdução

Este artigo científico tem como tema a inteligência humana, e se constitui como o resultado de uma experiência com o estudo e a utilização de técnicas da psicométria teste psicométricos, inclusive os “testes de inteligência”. Inteligência Emocional (IE) constitui um construto psicológico recente, e um dos aspectos da inteligência mais discutidos na atualidade. Ela reflete, sobretudo, o estudo das interações entre emoção e inteligência, o que nos permite inferir a complexidade do campo conceitual, bem como as dificuldades metodológicas daí decorrentes. Este artigo visa informar ao leitor o corrente status da IE do ponto de vista científico, apresentando-se os modelos teóricos correntes desta forma de inteligência, bem como suas principais características, qualidades, falhas, críticas à teoria, aplicações e correlações com outros construtos psicológicos. “A inteligência é um conceito fundamental da psicologia moderna que todos utilizam; entretanto, quase ninguém consegue defini-la de modo definitivo ou pelo menos amplamente convincente”. Posto isso, realizar um estudo acerca da inteligência desenvolvida pelos seres humanos implica em, necessariamente, discutir a respeito das diferenças individuais, que constituem a diversidade e a pluralidade das formas do existir humano. Neste sentido, há um vasto campo de estudos, com uma imensa gama de conceitos sobre o que seja inteligência.

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Em 1990, dois psicólogos, Peter Salovey, de Yale, e John Mayer, atualmente na Universidade de New Hampshire, propuseram uma teoria abrangente da IE – Inteligência Emocional. Outro modelo pioneiro de IE foi proposto, nos anos 80, por Reuven Bar-On, psicólogo israelense. Somando-se a isso, nos últimos anos, vários outros teóricos propuseram variações sobre a mesma idéia. Salovey e Mayer definiram a IE em termos de ser capaz de monitorar e regular os sentimentos próprios e os de outras pessoas, e de utilizar os sentimentos para guiar o pensamento e a ação. (GOLEMAN, 1998, P. 338).

Conforme diz Goleman:

“Por muitas décadas, falou-se vagamente sobre essas habilidades que eram chamadas de temperamento e personalidade ou habilidades interpessoais (habilidades ligadas ao relacionamento entre as pessoas, como a empatia, liderança, otimismo, capacidade de trabalho em equipe, de negociação etc.), ou ainda competência. Atualmente, há uma compreensão mais precisa desse talento humano, que ganhou um novo nome: inteligência emocional”.

Através da IE podemos fazer intencionalmente com que as emoções trabalhem em nosso benefício, usando para nos ajudar a orientar nosso comportamento e nosso raciocínio de maneira a obter melhores resultados. A IE pode ser nutrida, desenvolvida e ampliada – não se trata de uma característica impossível de adquirir. (WEISINGER, 1997) Segundo Goleman (1998), IE refere-se à capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e os dos outros, de motivar a nós mesmos e de gerenciar bem as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos. Muitas pessoas que têm a inteligência o conhecimento dos livros, mas carecem de IE acabam trabalhando para pessoas que possuem um Quoeficiente de Inteligência - QI inferior ao delas, mas que se destacam nas habilidades da IE. Goleman (2002) apresenta resultados de pesquisas que indicam que a IE é responsável por cerca de 80% das competências que distinguem os líderes espetaculares dos medianos. "Emoções em equilíbrio abrem portas", garante o psicólogo norte-americano Goleman. Podemos dizer que a IE é o uso inteligente das emoções, ou seja, fazer intencionalmente com que as emoções trabalhem ao nosso favor, usando-as como uma ajuda para ditar seu comportamento e seu raciocínio de maneira a aperfeiçoar seus resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com