TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO PLANO DE AULA 2

Artigo: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO PLANO DE AULA 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  782 Visualizações

Caso concreto 1

1- O direito foi uma forma encontrada de melhorar o convívio de uma sociedade com normas a serem seguidas e obrigatoriamente respeitadas. E essas normas servem para manter a ordem sem privilegiar ninguém. E o direito não pode ser visto de maneira homogênea e definitiva pois ela vai da opinião e do senso de cada indivíduo.

2- A partir das normas e do conceito da sociedade o direito pode ser para manter a ordem e a proteção da sociedade com suas leis , assim evitar conflitos entre eles , isso

depende das leis e da cultura local .

Caso concreto 2

1- Teoria dos círculos secantes pois no caso que foi passado o juiz alegou que os pais teriam condições de sustentar o filho ( eles são independentes) e só seria obrigados a ajudar caso a condição financeira fosse diferente ( não tivessem condições ) e essa teoria fala que o direito e a moral tem uma linha de caminhos comuns , e ao mesmo tempo, uma área particular independente.

2- Sim, pois direito é um conjunto de leis feitas pelo homem numa espécie de senso comum, e que gera uma sanção real, já a moral é subjetiva e individual e só gera uma auto-sanção, que é a culpa. E nesse caso a lei disse que era obrigação dos pais ,primeiramente, alimentar os filhos , e se fossemos pelo lado da moral diríamos que os avós tem uma certa obrigação de ajuda-los .

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com