TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

Por:   •  13/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.895 Palavras (20 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA

THIAGO OLIVEIRA DA SILVA

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

PIM V

SÃO VICENTE

2020

THIAGO OLIVEIRA DA SILVA

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

PIM V

Apresento à UNIP, e aos respectivos responsáveis, o Projeto Integrado Multidisciplinar V para obtenção de nota na graduação de Gestão Comercial.

Orientador: Mário Augusto Mercês

SÃO VICENTE

2020

THIAGO OLIVEIRA DA SILVA

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

PIM V

Apresento à UNIP, e aos respectivos responsáveis, o Projeto Integrado Multidisciplinar V para obtenção de nota no curso de Gestão Comercial.

Orientador: Mário Augusto Mercês

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA

 _______________________/__/___

Prof.

 Universidade Paulista – UNIP

_______________________/__/___

Prof.

Universidade Paulista – UNIP

 _______________________/__/___

Prof.

Universidade Paulista UNIP

RESUMO

O lucro é o objetivo das empresas. Ter uma excelente gestão de pessoas é necessário e pode aprimorar muito a capacidade competitiva da organização. O Itaú tem colaboradores engajados e satisfeitos. Neste PIM V serão tratadas as qualidades da gestão do Itaú frente aos seus funcionários e qual sua cultura organizacional. Sua política de compras é centralizada – somente empresas homologadas em cadastro podem oferecer condições comerciais ao Itaú -. Será exposto um plano de aumento da participação no mercado em três cidades diferentes e será considerado todo o plano matemático-financeiro consequente em relação a custos, despesas e investimentos. Toda organização é bombardeada diariamente com problemas técnicos, operacionais ou burocráticos, principalmente uma empresa do porte do Itaú, que já chegou a movimentar 1 trilhão de reais. Portanto, haverá também o objetivo de buscar sanar problemas com os conhecimentos adquiridos nas aulas.

Palavras-chave: Gestão, Negociação e Produtos Financeiros.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................03

2 O Itaú......................................................................................................................04

3 Gerenciamento da cadeia de suprimentos ao modo Itaú...................................05

4 O Itaú e sua cultura organizacional.....................................................................06

5 A Gestão de Pessoas ..............................................................................................08

6 A diversidade do banco..........................................................................................12

7 Área de vendas.......................................................................................................13

8 Plano Oliveira........................................................................................................13

8.1 Projeções..............................................................................................................15

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................16

10 REFERÊNCIAS...................................................................................................17

11 APÊNDICES.........................................................................................................18


1 INTRODUÇÃO

O Banco Itaú surgiu de uma fusão, com o Unibanco, ocorrida em 04 de novembro de 2008. Conseguiu a grande conquista de ser o maior conglomerado financeiro do hemisfério sul. Reúne aproximadamente 100 mil colaboradores, quase 55 milhões de clientes e mais de 95 mil acionistas. Um sucesso formidável. Será analisado o que está por trás de toda essa boa gestão e grandes resultados – lucrativos e organizacionais -.

Pratica o segmento de banco de varejo, utilizando-se de relações comerciais diretamente feitas com pessoas físicas – e não com empresas ou outros bancos -. Tem diversas instituições que são mais específicas para determinado nicho de clientes: Itaú Personnalité; Itaú Private Bank; Taií; Itaú BBA – este criado para prestação de serviços bancários à grandes empresas -.

Como metodologia utilizada: foram pesquisadas informações de diversas fontes da internet, sintetizadas de acordo com o objetivo do trabalho, relacionando-as com as matérias estudadas. De forma organizada, serão mostrados os conteúdos da organização do Itaú de acordo com o momento propício para exposição de determinado assunto-base do PIM V (administração por categoria de produtos, matemática financeira e compras e negociação/sistemas de precificação)

Devido ao atual contexto de pandemia do covid-19, visitas ao espaço físico, conversas com colaboradores, ou seja, nuances de cunho mais prático se tornaram impossíveis de se colocarem neste trabalho, tendo em vista a vigente campanha de quarentena postulada pelo governo brasileiro.

2 O Itaú

O Itaú é o maior banco privado multinacional do Brasil e da américa latina, tendo sede na cidade de São Paulo (SP) e está espalhado em 19 países. Tem seu capital aberto, tendo suas ações listadas na B3 em São Paulo e NYSY, em Nova Iorque. Surgiu da fusão entre o Unibanco e o Banco Itaú, em 04 de novembro de 2008, tornando-se o maior conglomerado financeiro do hemisfério sul. Sua equipe é constituída de 99.914 colaboradores, quase 55 milhões de clientes e conta com 95 mil acionistas. Em 12 de setembro de 2018, o banco Itaú fez uma reunião no Hotel Unique e forneceu números excepcionais de resultados, mostrando a eficácia de suas estratégias. Neste ano, foi captado 1,8 trilhão de reais em recursos de clientes, e seu valor de mercado alcançou os significativos 260,6 bilhões de reais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (480.1 Kb)   docx (342.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com