TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imigratorio

Resenha: Imigratorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Os movimentos de imigração para o Brasil, nos últimos anos, tem se intensificado. Pessoas vindas de várias partes da América encontraram, em nosso país, uma esperança de reconstrução das suas vidas. Isso se torna, agora, um ponto para reflexão, pois as consequências e as causas desse movimento de massas pode se tornar motivo de preocupação.

As consequências das migrações são diversas e constituem um fator que merece análise governamental e social. Diante do fluxo de pessoas que chegam ao Brasil, a exemplo do que já aconteceu em países desenvolvidos, podem surgir movimentos xenofóbicos e repressores, o que geraria grande instabilidade na esfera social. Além disso, as condições de acomodação e trabalho dos imigrantes nem sempre são favoráveis, como no caso do que ocorreu no sudeste do país: mulheres, vindas de outros locais da América do Sul,como o Peru, por exemplo, foram submetidas a trabalhos em condições desumanas em fábricas de costura.

Nesse contexto, as causas para essa migração devem ser levadas em consideração. Muitas vezes, esse movimento de pessoas se dá pela falta de oportunidade de emprego e pelas más condições de vida no seu país de origem, fazendo com que muitos busquem chances melhores em outros lugares. Além disso, o atual quadro econômico brasileiro é um atrativo, não só para pessoas de lugares pobres, mas também de países desenvolvidos, em vista da atual crise econômica que atinge, principalmente, a Europa.

Desse modo, são necessárias medidas para resolver o problema. Parcerias do Brasil com países de onde saem os imigrantes podem ser realizadas, a fim de conter o fluxo migratório. Isso pode ocorrer por meio de apoio financeiro, por parte do Brasil, e por ajudas humanitárias feitas por ONGs e pela sociedade. Além disso, a fiscalização de empresas e pessoas, para detectar possíveis ilegalidades, deve ser posta em prática pelas autoridades competentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com