TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impairmente

Resenha: Impairmente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Impairment não é aplicável quando se tratar de: estoque; ativos provenientes de contratos de construção; ativos por impostos diferidos; ativos provenientes de benefícios de empregados; ativos financeiros; propriedades de investimento que sejam mensuradas pelo valor justo; ativos biológicos relacionados com atividade agrícola; custos de aquisição diferidos e ativos intangíveis resultantes dos direitos contratuais de uma seguradora sob contratos de seguros; ativos não correntes (ou grupos para alienação) classificados como definidos para venda. O impairment é aplicável somente para o ativo imobilizado e intangível. No caso do intangível em primeiro lugar é necessário definir se o intangível tem vida útil definida como o caso do software, ou vida útil indefinida como o caso do ágil ou goodwill.

No caso do ágil ou vida útil indefinida todo ano é abrigado a fazer esta avaliação independente de indicadores de impairment.

No caso do ativo imobilizado é observa se ocorreu algum fator durante o ano e avalia se há necessidade ou não de realizar o teste para esta provisão, é visto fatores como a diminuição significativa do valor de mercado, ou grandes alterações no resultado esperado.

O teste para descobrir se será utilizado o impairment ou não é a comparação do valor contábil com o valor recuperável. O valor recuperável é adquirido levando em consideração o valor que se encontrar maior: o valor em uso ou o valor justo (quanto vale aquela marca no mercado) menos o custo a vender. Se o valor de mercado for menor que o valor contábil é necessário fazer a provisão para impairment, onde é registrado a baixa do ativo em contrapartida deste para mesmo no ano.

Ao avaliar o ágil é necessário agrupar as unidades geradoras de caixa, comprado o valor gerado através do fluxo de caixa descontado com o valor contábil. Se o valor gerado for maior que o valor contábil não é necessário fazer o impairment.

Ativo imobilizado é uma conta muito significativa pra maioria das indústrias principalmente para as manufatureiras e para esse tipo de indústria o ativo imobilizado é um dos principais saldos do balanço. Para o CPC esse tema é um bem específico por ter dois pronunciamentos contábeis que falam sobre ativo imobilizado, o CPC 27 e o CPC 10 aborda como aplicar os conceitos de maneira pratica. “O ativo imobilizado é constituído por itens tangíveis mantidos para uso na produção ou prestação de serviços para locação a terceiros, ou para os quais é prevista sua utilização por mais de um exercício”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com