TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inervação

Por:   •  16/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Leia os casos clínicos, discuta com seus colegas e responda as questões.

Caso Clínico: Inervação da Pele

Paciente masculino, 28 anos, com história de lesão no antebraço esquerdo há 1 ano. Apresenta diminuição da sensibilidade térmica na lesão cutânea, espessamento neural conforme anotado na figura. Sem outros achados no exame físico, foi diagnosticado hanseníase tubérculoide.

1. Quais são os receptores sensoriais encontrados na pele. Dê a função e a respectiva localização de cada receptor.

R: Receptores musculares, receptores tendinosos e receptores articulares:

- Receptores musculares, são fibras aferentes do tipo Ia capazes de detectar as variações de comprimento do musculo no qual estão situado.

- Receptores Tendinosos, são fibras aferentes do tipo lb, neste caso o estimulo que provoca potencias nessa fibra e a tensão sobre os tendões.

- Receptores Articulares, são conhecidos pela sua característica fisiológica, porém ainda não foram devidamente classificados morfologicamente, os estímulos que os ativa são as variações do ângulo articular.

2. Qual é o agente etiológico da hanseníase?

R: Bacilo de Hansen ou Mycobacterium Leprae.

3. Como a hanseníase é transmitida? Por que falamos que sua transmissão é dependente da relação parasita/hospedeiro?

R: Contato íntimo e prolongado com pacientes bacilíferos não tratados, por meio de vias respiratórias (secreções nasais, tosse e espirros).

4. A partir de qual momento o paciente com hanseníase não transmite mais o bacilo?

R: O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta, não transmite a doença.

5. Qual é a importância do diagnóstico precoce da hanseníase?

R: O paciente em tratamento deixa de transmitir a doença que é crônica e infectocontagiosa, mesmo tendo cura ela pode causar incapacidades físicas se o diagnostico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente.

Caso Clínico: Alterações vasculares na pele

Um mulher de 32 anos desenvolveu eritema persistente, com edema, pápulas e pústulas na região central do rosto durante 8 semanas. Começou a aplicar vários cosméticos tópicos vendidos para casos de acne, que não deram resultado. Dado que um dos seus passatempos era andar de bicicleta ao ar livre, a doente reparou que a exposição solar agravava o seu problema de pele, provocando-lhe ainda uma sensação de calor e picadas. Consultou um dermatologista que após exame clínico e anamnese rigorosa diagnosticou rosácea. A paciente foi orientada a usar filtro solar e procurar uma nutricionista, além do tratamento medicamentoso.

1. Levando em consideração que a rosácea é uma doença inflamatória crônica, explique como ocorre a vascularização da pele.

R: Embora a causa exata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com