TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infecção

Por:   •  6/12/2015  •  Artigo  •  3.077 Palavras (13 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

JAQUELINE

RAFAEL ALMEIDA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM INFECÇÃO HOSPITALAR

                                                     

Salvador

2015

JAQUELINE

RAFAEL ALMEIDA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM INFECÇÃO HOSPITALAR

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem, Centro Universitário Estácio da Bahia, como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientadora: Professora Ms. Andréia Silva Rodrigues

                                                     

Salvador

2015

RESUMO

A infecção hospitalar é considerada como uns dos grandes problemas enfrentados pelos profissionais de saúde e pacientes. Os avanços tecnológicos relacionados aos procedimentos invasivos, diagnósticos e terapêuticos, e o aparecimento de microrganismos multirresistentes aos antimicrobianos utilizados comumente na prática hospitalar as tornaram um problema de saúde pública. As infecções hospitalares tornou-se uma preocupação em todo o setor de assistência à saúde por estar relacionada ao bem-estar dos pacientes, visitantes, familiares e de todos aqueles envolvidos nesse âmbito. Sendo assim, é imprescindível desenvolver ações educativas em saúde que façam parte do cotidiano da equipe de enfermagem, considerando a atuação dos enfermeiros enquanto representantes das maneiras de prevenção da infecção hospitalar. Vale ressaltar que as ações educativas são de fundamental importância, pois muitas vezes medidas simples evitam o desenvolvimento de micro-organismos patogênicos causadores de muitas doenças e, inclusive, evitar a perda de vidas. Desta forma, o presente estudo propõe uma breve reflexão sobre a assistência de enfermagem ao paciente com infecção hospitalar. Trata-se de um estudo bibliográfico, cujo objetivo é analisar os principais procedimentos de prevenção e controle de infecções a serem adotados pelos profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar.

Descritores: Infecção Hospitalar. Assistência. Enfermagem. Ações educativas.





SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

As infecções hospitalares são tão antigas quanto o cuidado humano. Historicamente, precárias condições de higiene e desconhecimento epidemiológico das doenças e de sua transmissão contribuíram para que as infecções hospitalares assumissem proporções endêmicas e de difícil controle (CASTRO; BOSIO, 2011).

A infecção hospitalar é definida como aquela adquirida após a internação do paciente e que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares (BRASIL, 1998).

Neste contexto, o sistema de saúde é desafiado constantemente por complicações infecciosas hospitalares (IH) relacionadas à assistência, que instituem grave problema de saúde pública mundial, ampliando a morbidade e a mortalidade entre os pacientes e elevando os custos hospitalares.

        Diante desta afirmativa, Lacerda et al. (1996) ressalta que ao falar em infecção hospitalar, não se pode ocultar as demais repercussões, as quais extrapolam os custos devido ao aumento do período de internação com o tratamento adicional. Há que se considerar, igualmente, a interrupção da vida produtiva do indivíduo, assim como a possibilidade de ações legais requeridas contra o hospital e profissionais, pelo fato de, o paciente julgar-se prejudicado em sua saúde devido às intervenções hospitalares iatrogênicas.

Além das pessoas estarem cada vez mais susceptíveis, expostas a procedimentos mais invasivos, ocasionando novas IH(s), com incidência em diferentes zonas corporais. Desta forma, as taxas de ataque de IH se elevaram como um todo (SANTOS, 1997).

Assim, a necessidade de um ambiente limpo e arejado proporciona grandes benefícios. Outro fator importante é a higienização das mãos que é considerada uma medida básica para o cuidado ao paciente por ser esta a principal via de transmissão de micro-organismos no ambiente hospitalar.

O controle das infecções hospitalares (CCIH) representa para a equipe de saúde especialmente nos cuidados aos pacientes de maior complexidade ou submetidos a terapias invasivas e agressoras. As primeiras recomendações publicadas sobre isolamentos surgiram nos EUA em 1887, quando foi preconizada a internação de pacientes com doenças infecciosas em acomodações separadas, ganhando nessa época o nome de hospitais de doenças infecciosas. Com o intuito de apoiar p programa nacional de CCIH. Esta comissão é representada por médicos, enfermeiros, administradores entre outros, que criam conjuntos de ações a serem seguidos para reduzir ao máximo possível à incidência de gravidade de infecção hospitalar (LACERDA, R,A).

Entretanto é fundamental a busca de uma qualidade de vida para esse paciente e para seus familiares, cabendo à equipe construir uma relação segura com qualidade, combatendo assim as infecções e fornecendo qualidade de saúde, específicas de cada doente, de acordo com sua realidade de vida e da forma como enfrentar cada situação.

Torna-se relevante que a enfermagem compreenda o impacto causado pelas infecções no doente e por consequência na atuação de seus familiares, pois tal entendimento pode possibilitar o estabelecimento de estratégias efetivas de cuidado como forma de imprimir a capacidade de interagir e exercitar o diálogo, por meio da escuta ativa. Tal fato poderá contribuir para minimizar as sensações desagradáveis causadas pelo surgimento de uma nova doença (OLIVEIRA, 2005).

Diante desta temática originou o interesse em aprofundar o estudo referente à atuação do profissional de enfermagem na assistência ao paciente com infecção hospitalar. Por si tratar de um profissional que tem como foco a arte do cuidado, questiona-se nesse estudo: de que forma a equipe de enfermagem assiste ao paciente que apresenta infecção hospitalar?

1.1 Objetivo

Desta forma, este projeto tem como objetivo: analisar os principais procedimentos de prevenção e controle de infecções a serem adotados pelos profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (154 Kb)   docx (961.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com