TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação

Artigos Científicos: Inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

No conteúdo do estudo abordamos de forma objetiva e simples os conceitos e modalidades da inflação que nos permite um entendimento geral sobre o tema.

Seu surgimento é cada vez mais abrangente nas relações sociais, políticas e econômicas.

1. INFLAÇÃO

Aumento persistente dos preços em geral, de que resulta uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda.

1.2 O PAPEL DA INFLAÇÃO NA ECONOMIA

Um efeito da inflação de pequena escala é que se torna mais difícil renegociar alguns preços, e particularmente contratos e salários, para valores mais baixos então com o aumento geral de preços é mais fácil para que os preços relativos se ajustem. Muitos valores são bastante inelásticos para baixo, e tendem a subir; logo, os esforços para manter uma taxa zero se o nivel aumenta, irão punir outros setores com queda de preços, lucros e empregos. Por conta disso alguns economistas e executivos vêem essa inflação suave como um mecanismo de "lubrificação" do comércio. Segundo algumas escolas de economia, esforços para manter uma estabilidade completa de preços podem também levar à deflação (queda constante de preços), que podem ser bastante destrutiva, estimulando falências, concordatas e finalmente a recessão, que é o "descontrole" ou "descomando", da economia, alertado por Keynes, em sua obra que foi editada finalmente em 1936, conhecida desde então por todos os economistas do "Mundo das Ciências Econômicas".

Muitos na comunidade financeira lembram do "risco escondido" da inflação como um incentivo essencial para o investimento, ao invés da simples poupança, riqueza acumulada. A inflação, desta perspectiva, é vista como a expressão no mercado do valor temporal do dinheiro ou mais precisamente moeda, no chamado "economês" (linguagem da do mundo da ciência econômica). Ou seja, se um real hoje é mais valioso que um real daqui a um ano, devido à desvalorização dos meios de produção, fonte desse real, então, deve haver uma desvalorização também do real na economia como um todo, no futuro. Desta perspectiva, a inflação representa a incerteza - valorização de "algo" que na verdade não existe, ou seja sobre o valor ou "renda, composta da e na moeda no e do futuro".

A inflação, normalmente, pode resultar de fatores estruturais (inflação de custos), monetários (inflação de demanda) ou de uma combinação de fatores. Entretanto, independentemente da causa inicial do processo de elevação dos preços, a inflação adquire autonomia suficiente para se auto alimentar por meio de reações em cadeia (a elevação de um preço "puxando" a elevação de vários outros)

A inflação constitui um dos mais palpitantes e sérios problemas da atualidade, Economistas, sociólogos, estadistas, homens públicos e financistas olham com atenção o fenômeno sociológico econômico da inflação. A sua intensidade se torna crônica nos países subdesenvolvidos, onde os governos se sentem incapazes de compreendê-la e dominá-la.

O grande público geralmente entende como inflação todo aumento do volume da moeda. Mas é preciso que tal aumento seja anormal ou excessivo, e só se pode reconhecer esse caráter tomando-se um ponto de referência, medindo o aumento do volume monetário em relação à outra coisa que tenha um caráter real.

A alta geral dos preços deve revestir-se de determinados elementos para caracterizar a inflação:

Em primeiro lugar, o aumento de volume monetário é maior que o aumento de volume da produção, que também pode permanecer estacionária ou regredir.

Em segundo lugar, a alta dos preços corresponde a uma autentica disparidade entre a procura global e a oferta global no mercado.

Em terceiro lugar, a alta dos preços não tem em seu processo um freio ou uma possibilidade de ser detida. Tende antes à aceleração, a alta provoca à alta, daí o risco de se tornar explosiva a inflação ciranda graves problemas para a comunidade.

A inflação è o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade de nos preços.

Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador comprar cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00.no mês seguinte,para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00.como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de comprar vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de comprar.

A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

1.3 Causas da inflação:

-Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;

-Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país.

-Aumento nos custo de produção (máquinas, matéria-prima, mão de obra) dos produtos.

A inflação é relativa, e não absoluta, pois cada pessoa sofre uma taxa de inflação diferente, decorrente do fato de que, em determinado período de tempo, os preços de produtos idênticos ou semelhantes variam de forma distinta em cada ponto de venda e, além disso, pessoas diferentes compram produtos diferentes, em lugares e momentos diferentes, a preços diferentes e em quantidades diferentes. Portanto, a inflação que cada pessoa sente, e que envolve a comparação de preços e quantidades de produtos distintos, é necessariamente diversa da que é percebida por outra pessoa.

A inflação é causa de sérios distúrbios econômico-sociais que prejudicam certas classes de pessoas na medida em que beneficiam outras. O principal e mais doloroso efeito da inflação é o da redistribuição da renda das pessoas que recebem formas fixas de remuneração (trabalhadores assalariados, aposentados e pensionistas) cujos rendimentos são corroídos diariamente pela inflação por aqueles que recebem rendas variáveis ou ajustáveis às alterações dos preços (empresários, rendeiros, profissionais liberais e trabalhadores autônomos) que com isso acabam provocando ou realimentando a inflação.

Outro efeito importante da inflação é o da redistribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com