TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação

Resenha: Inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Inflaçao é um conceito econômico que representa o aumento persistente e generalizado de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Em um processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Ela se divide em: inflação de custos, inflação de demanda e inflação inercial.

A inflação de custos é associada a inflação de ofertas.O nível da demanda permanece e os custos aumentam.

A inflação de demanda é causada por excesso de procura em relação a oferta disponível.

A inflação inercial ocorre quando os preços de uma economia oferecem resistência as políticas de estabilização para atacar as causas primárias da inflação, que é a memória inflacionária. É decorrente de mecanismos de indexação, quando os agentes aumentam os preços porque os outros também fazem.

Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Veja o exemplo retirado do portal de notícias G1.com :

Inflação oficial volta a acelerar e fica em 0,24% em Agosto, mostra IBGE.

“O Índice Nacional de Preços ao consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país,por ser usado como base para as metas do governo,voltou a acelerar,passando de 0,03% em julho para 0,024% em agosto, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE. Seis dos nove grupos de gastos analisados pelo IBGE mostraram aceleração em relação a julho. O grupo de alimentação e bebidas mostrou variação de 0,01%(praticamente estável) em agosto, depois de recuar 0,33% no mês anterior. De acordo com a pesquisa, o leite longa vida, mesmo mostrando variação menor frente a julho( de 5,06% para 3,75%) liderou o ranking dos principais impactos do mês,junto com a refeição consumida fora de casa, que passou de 0,21% para 0,76%.”Observe que com o aumento da inflação, os preços dos produtos tendem a aumentar e com isso há uma grande redução no poder de compra das pessoas, principalmente dos assalariados , que não tem seus rendimentos aumentados quando os preços sobem. Se todos os preços(bens, serviços,salários, lucros,etc.) aumentassem uniformemente, não haveria problemas. O problema é que a inflação mexe nos preços relativos, e assim, dá ganhos para alguns e perdas para outros.

A taxa de juros é o preço ou valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira.No Brasil, a taxa de juros básica é a taxa SELIC que é definida pelo comitê de Política Monetária(COPOM) do Banco Central, e corresponde a taxa de juros vigente no mercado interbancário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com