TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação

Seminário: Inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

A inflacao é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

Principais causas principais da inflação :

-emissao exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;

-demanda por produtos maior do que a capacidade de produção do pais ;

-aumento nos custos de produção dos produtos;

A partir desse conceito podemos entender melhor sobrre inflação de acordo com esse trecho da mídia que nos mostra claramente sobre a nossa situação econômica.” Esse ano, o mau tempo fez triplicar os preços do tomate, levando a protestos de ‘restaurateurs’ em uma cidade conhecida pelas melhores pizzas e massas do país, e jogando luz sobre a persistente inflação no país”, diz o “FT”, referindo-se a São Paulo.

Segundo o jornal, embora analistas acreditem que a alta dos preços vai cair ao longo do ano, a inflação continuará a desafiar Dilma. “Ela deve muito de seus 78% de popularidade pessoal ao baixo desemprego, mas novos choques inflacionários vão reduzir a sensação de bem estar dos eleitores antes das eleições presidenciais do próximo ano”.Com base nessas reportagens podemos ver a inflaçao esta sempre no topo

A taxa de juros è o condiz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças (permite saber quanto rende uma poupança). Trata-se, por conseguinte, de um termo que permite fazer alusão ao valor, à utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

A taxa de juro pode ser fixa (mantém-se estável enquanto dura o investimento ou se devolve o empréstimo) ou variável (é actualizada, geralmente todos os meses, de modo a adaptar-se à inflação, à variação da taxa de câmbio e a outras variáveis). A partir desta explicação vermos um trecho que nos mostrara direito como isto acontece “A alta de 0,5 ponto percentual elevou a taxa Selic para 9% ao ano. Em nota, veio a mesma explicação das duas reuniões passadas: a alta de juros contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar essa tendência para o próximo ano.

A decisão aciona o gatilho para o rendimento da Poupança, que volta a ser calculado pela fórmula antiga, de 0,5% mais TR. Quando a Selic é igual ou menor que 8,5% a regra é outra. A Poupança rende 70% da Selic mais a TR. Apesar da Poupança render um pouco mais com a última alta de juros, os economistas não acreditam em grandes mudanças nos investimentos.”

A taxa de cambio se entende pelo o preço de uma moeda estrangeira qualquer medido em unidades ou frações da moeda nacional. Como ocorre praticamente em todo mundo, a moeda mais utilizada em tal aferição é o dólar norte-americano, fazendo dessa moeda a referência usual de cotação a ser utilizada no meio financeiro nacional e mundial. Em outras palavras, a taxa de câmbio funciona como uma espécie de unidade de peso ou medida a ser aplicada no campo econômico, servindo assim como referência do custo de uma determinada moeda em relação a outra qualquer.

No Brasil, assim como na maioria dos países em geral, o comum é que a economia opere com uma taxa de câmbio flutuante, onde não há nenhuma regulamentação oficial que estabeleça a taxa, sendo que esta oscila de acordo com o comportamento do mercado. Em certas ocasiões porém, tal oscilação é forçada em uma dose excessiva por esse mesmo mercado, movimentando o câmbio excessivamente para cima ou para baixo, requerendo desse modo a intervenção das autoridades monetárias para que se restaure a normalidade no mercado. Uma taxa de câmbio muito acima das expectativas da política monetária e cambial indica uma oferta de moeda menor que a procura. Para uma taxa muito inferior ao esperado, surge a indicação de que há grande oferta de moeda na praça. Cabe nesses casos ao Banco Central intervir no mercado cambial, aumentando a oferta de dólares, em caso de escassez da moeda e taxa alta, ou então comprando dólares dos participantes do mercado de modo a forçar uma alta da taxa cambial.Olha a seguinte reportagem “A presidente Dilma Rousseff afirmou na manhã deste sábado (22) que busca garantir uma "taxa de câmbio mais real" em 2013. Dilma participou da cerimônia de inauguração do Sistema de Abastecimento de Água Marrecas, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e o governador do estado, Tarso Genro, participaram da cerimônia.

"Nós,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com