TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação

Tese: Inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6

Inflação

A inflação pode ser conceituada como um aumento generalizado e continuo dos preços: ocorre em todos os setores da sociedade [->0], sem distinções, e ao mesmo tempo. Isso ocorre continuamente em um período de tempo, não sendo um aumento somente por causa de um excesso de procura [->1].

Como ela representa uma elevação nos preços, significa que, consequentemente, há uma desvalorização da moeda em questão. É gerada por uma mal administração da economia, que faz com que haja uma “guerra” para controle de estoque de moeda, não sendo este sua única causa: há também os conflitos entre salários[->2] e preços, em que a classe baixa sai perdendo, dado o alto poder de corrosão da inflação perante seus salários.

Alguns economistas defendem a tese de que a inflação, se controlada a patamares baixos, tem utilidade à economia em geral, pois a estabilidade completa dos preços pode levar à deflação, tão ou até mais destrutiva que a inflação: esta consiste na queda dos preços abruptamente, levando a crises por causa de falências e desemprego.

Um exemplo clássico de inflação foi a época do imperador Diocleciano: os denários, moeda da época, antes fabricados somente com ouro, passaram a ser fabricados com impurezas também. Isto causou aumento dos preços (havia muita moeda circulante no mercado), e o imperador ditou um decreto em que o mercador que aumentasse seus preços seria punido com a morte.

A inflação provoca distorções na economia, sendo as principais:

- Efeito sobre a distribuição de renda [->3], em que assalariados que dependem de prazos legais de reajustes não conseguem acompanhar o aumento de preços;

- O balanço de pagamentos sofre déficit, pois os produtos nacionais [->4] tornam-se muito caros. Assim, é mais fácil importar, o que faz com que haja muita saída de capitais do país, fazendo os preços se elevarem, tornando-se um círculo vicioso;

- Há um desestímulo para a aplicação nos mercados de capitais, pois o valor da moeda se desvaloriza muito rapidamente. Por outro lado, incentiva a aplicação em bens imóveis, como sítios, fazendas, casas, etc., pois os mesmos tendem a valorizar-se mais rapidamente;

- As expectativas sobre o futuro: a classe empresarial, especialmente, tende a ser mais sensível em relação à isso: os investimentos decrescem, tornando a economia cada vez mais frágil.

Há dois tipos clássicos de inflação: de demanda, em que há dinheiro demais para poucos bens produzidos, e de custos, quando o aumento dos custos de fabricação são repassados aos preços dos produtos finais – como quando há aumentos sucessivos de salários.

O Brasil usa como forma de medir a inflação as médias aparadas: são cortadas as maiores altas e as maiores baixas para chegar a uma média. Em terras brasileiras, a inflação já chegou até mais de 2.700% ao ano; mas com o advento do Plano Real (1994), ela foi controlada e hoje gira em torno de 6 a 8% ao ano.

Taxa Selic

“Selic” é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, sistema criado em 1979 e que tinha o objetivo de tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos pelo Banco Central e pela Andima (Associação Nacional[->16] das Instituições do Mercado Aberto). A taxa Selic em si, é de criação um pouco mais recente, sendo que a primeira meta foi estabelecida a 5 de março de 1999.

A taxa SELIC é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária. A taxa overnight do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), expressa na forma anual, é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas. A meta para a taxa SELIC é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Conforme o Banco Central do Brasil o conceito de taxa Selic, é a taxa apurada, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Esclarecemos que, neste caso, as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidação no dia útil seguinte. Ressaltamos, ainda, que estão aptas a realizar operações compromissadas, por um dia útil, fundamentalmente as instituições financeiras habilitadas, tais como bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários. De acordo com relatório "Focus" de São Paulo do dia dez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com