TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação E Deflação

Trabalho Universitário: Inflação E Deflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

Titulo: Inflação e Deflação

Objetivo: Pretendo com esse estudo, ter um maior conhecimento da inflação e deflação.

Justificativa: A inflação é importante por que é o principal indicador de um desequilíbrio entre oferta e demanda.

Introdução: Inflação e Deflação são os indicadores que mostram a variação de preços e serviços de uma forma geral de um determino pais em um determinado período.

Através desses indicadores que sabemos também a variação do poder de compra da moeda do pais.

Desenvolvimento: A Deflação ocorre quando há uma queda generalizada nos preços por causa de um grande aumento da oferta ou uma queda na demanda. Um exemplo, é que durante a safra da cana de açúcar, com o aumento da oferta, o preço do álcool cai nos postos.

O que causa a inflação é o aumento de forma geral nos preços, que normalmente ocorre por causa de um grande aumento na demanda, ou por uma queda de oferta. Outro exemplo, é o quec ocorreu com álcool há alguns anos atrás, com o aumento do açúcar no mercado internacional, as usinas deixaram de produzir etanol para produzir açúcar, levando a uma queda na oferta fazendo com que o preço do álcool inflacionasse nas bombas para o consumidor final.

As possíveis causas de uma inflação bem como de sua solução dependem da análise mais abrangente da situação econômica de um país ou região, os exemplos que cito aqui são bastante simples, já que o intuito é tentar definir de forma mais fácil seu conceito.

A ação desses indicadores da economia afeta diretamente a vida cotidiana das pessoas, que passam a desconhecer o valor do dinheiro. Os hábitos de consumo e de poupança se alteram, os investidores hesitam e a especulação campeia, desviando recursos da produção para o mercado financeiro.

Considerações finais: A variação desses dois indicadores tem uma importância tão grande pois afeta um pais ou uma região de uma forma muito abrangente e impactante pois lida diretamente com o poder de compra dessa sociedade e com seu estilo de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com