TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação de captura

Tese: Inflação de captura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionado os respectivos fatores que a provocam.

Inflação é definida como um aumento contínuo e generalizado no índice de preços. O aumento de um bem ou serviço em particular não constitui inflação, somente ocorre quando há um aumento generalizado da maioria dos bens e serviços.

Inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços.

Inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Com isso, ocorre uma retração da produção, deslocando a curva da oferta do produto para trás, provocando um aumento dos preços de mercado. As causas mais comuns dos aumentos dos custos de produção são:

Aumento do custo de matérias primas;

Aumentos salariais acima da produtividade;

Estrutura de mercado.

2 – Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.

A distorção mais séria provocada por altas taxas de inflação é a piora da distribuição de renda, devido à redução do poder aquisitivo da classe trabalhadora, que dependem de rendimentos fixos, com prazos legais e reajustes (dissídios coletivos). Também deve ser destacado o efeito que altas taxas de inflação provocam sobre investimentos e, consequentemente, no crescimento econômico.

Pode ocorrer ainda que, na tentativa de recuperar o saldo comercial, as autoridades lancem mão de desvalorizações cambiais, as quais, tornando a moeda nacional mais barata relativamente à moeda estrangeira, podem estimular a colocação de nossos produtos no exterior, ao mesmo tempo em que se desestimulam as importações. Entretanto, as importações essenciais, das quais o país não pode prescindir (como petróleo, fertilizantes, equipamentos sem similar nacional), tornar-se-ão inevitavelmente mais caras, pressionando para cima os custos de produção. Fecha-se um verdadeiro ciclo vicioso, com nova elevação de preços provocada pelo repasse do aumento dos custos aos preços dos produtos finais.

situação econômica financeira das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com