TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica II

Trabalho Universitário: Informatica II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 9

INFORMÁTICA II

Introdução

O Trabalho que vamos iniciar, a partir desta primeira folha, tem sido fruto de experiência pessoal no campo profissional.

Desta forma ao organizar este curso, meu objetivo tem sido procurar transmitir uma metodologia para a orçamentação, planejamento e acompanhamento de custo incorrido em obras com o uso da informática.

Tenho analisado nestes últimos anos, vários sistemas de orçamentos, planejamento e controle de obras, e, não consegui até o momento pelo menos, englobar todas as informações e soluções que envolvam o assunto num único sistema.

Desta forma, me parece que a melhor forma de se identificar à solução para o orçamento, planejamento e controle de obras é um conjunto de sistemas interagindo e que chamaremos Sistemática de Orçamento, Planejamento e Controle de Obra.

Não quero desmerecer de maneira alguma nenhum dos sistemas existentes, muito pelo contrário, cada um vem preenchendo tecnologia sobre o assunto. Acontece que o assunto é que é complexo e depende muito da forma administrativa e técnica que envolve seu uso.

Embora exista norma técnica (NBR-12721) sobre o assunto orçamento, falta ainda muito conhecimento e rotina a respeito para que se possa formar um único algoritmo para sua solução global.

Desta forma ao longo deste trabalho iremos discorrer sobre as diversas soluções obtidas pelos sistemas, muitas vezes se interligando ou completando-se para permitir aquela imagem ainda do futuro de orçamento de obra, de planejamento e do controle de obra, de que ao apertar-se uma tecla irá sair uma listagem que venha a solucionar todas questões da valoração, do planejamento e do controle de obras.

Levantamento de Quantidades Objetivo

Ao recebermos um projeto, será nosso objetivo calcular as medidas lineares, de superfície e de volumes ou, saber em seus serviços, quantos Ml, M2, M3, Kg e UN estarão decompostos seus elementos.

Metodologia

Tendo como base, os projetos, memoriais descritivos:

1. O primeiro passo será a analise dos desenhos e seus memoriais descritivos.

2. Em seguida, as identificações dos serviços e suas dimensões. Basicamente nesta etapa é que será dada a forma do orçamento, é bastante conhecido a conceito de que um bom orçamento se fundamenta num bom levantamento de quantidade.

É conveniente ressaltar que o detalhamento das quantificações dependerá do tipo de projeto, ou seja, as informações de quantidades serão proporcionais ao seu detalhamento.

Projetos tipo "prefeitura" e anteprojetos demandarão maiores ajustes, ajustes estes que irão sendo confirmado a medida que os projetos sejam mais detalhados.

Em todos os casos, independentemente de seu estagio de projeto iniciaremos com o conceito de “Check-List”. 5O "Check-List" (nome dado para efeito didático, muito semelhante ao check-list dos aeronautas antes de suas decolagem) servirá para identificar etapas principais da obra, a fim de orientar-nos de termos quantificado a maioria de seus elementos.

Assim para obras em prédios os principais itens são:

1 - Instalação de Canteiro

2 - Serviços Gerais

3 - Movimento de Terra

4 - Fundações e Infra-estrutura

5 – Estruturas

6 - Alvenarias

7 - Instalações Hidráulicas

8 - Instalações Elétricas

9 - Esquadrias de Madeira

10 - Esquadrias Metálicas

11 - Revestimentos Internos

12 - Revestimentos Externos

13 – Forro

14 - Impermeabilizações

15 - Pavimentações Internas

16 - Cobertura

17 - Vidros

18 - Pintura

19 - Pavimentação Externa

20 - Elevadores

21 - Equipamentos

22 - Diversos

23 - Limpeza

O desenho técnico é uma forma de representação gráfica, usada, entre outras finalidades, para ilustrar instrumentos de trabalho, como máquinas, peças e ferramentas. O objetivo do desenho técnico é transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa.

O Desenhista projetista é o profissional responsável por criar os desenhos técnicos de projetos de dispositivos, equipamentos, mecânicos, instalações e produtos, utilizando instrumentos apropriados, baseando-se em especificações técnicas, e seguindo regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas.

Com a ampla difusão do desenho auxiliado pelo computador, a lista de materiais que tradicionalmente se usava para executar desenhos técnicos tem se tornado cada dia mais obsoleta. Alguns desses materiais, no entanto, ainda são eventualmente usados para checar algum problema com os desenhos impressos, ou no processo de treinamento de futuros desenhistas técnicos. A execução de desenhos técnicos no computador, em geral, exige a operação de programas gráficos do tipo CAD, que normalmente demandam equipamentos potentes em termos de capacidade de processamento, memória e hardware em geral. Nesse último caso o Desenhista Projetista, tem a função, não de elaborar o desenho propriamente dito, pois esta tarefa é feita automaticamente pelo sistema, mas, sim, de configurar esses desenhos e agregar informações necessárias para se completar o documento, ou seja, cotas, tags, elevações, cortes etc.

O desenho técnico contém todos os elementos necessários à sua compreensão e chega pronto ao profissional que vai executar o projeto, o qual deve ler e interpretar esse desenho, que é baseado em normas técnicas e nos princípios de representação da geometria descritiva.

O Desenhista projetista pode se especializar em diferentes áreas no setor de petróleo e gás, como as apresentadas abaixo:

Desenhista projetista de Arquitetura - elabora, sob supervisão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com